Topo

Suíça

Imprensa sérvia ataca Fifa após suíços receberem multa: "Escândalo"

Vaiados, Xhaka e Shaqiri reagem com gols e provocação política - Clive Rose/Getty Images
Vaiados, Xhaka e Shaqiri reagem com gols e provocação política Imagem: Clive Rose/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

25/06/2018 14h43

Boa parte dos veículos de imprensa escrita da Sérvia não aceitou a multa imposta aos dois jogadores suíços que comemoraram seus gols homenageando a Albânia. Os sérvios queriam que Shaqiri e Xhaka fossem no mínimo suspensos e impedidos de enfrentarem a Costa Rica na quarta-feira. 

Fifa multa técnico e dirigente sérvios que reclamaram de "roubo" em jogo
Fifa multa Shaqiri e Xhaka por comemorações políticas em gols da Suíça
Gesto político em campo: neutralidade da Suíça e chances do time em xeque

Pelo código disciplinar da Fifa, os dois jogadores suíços poderiam ser suspensos por até duas partidas. Tanto Xhaka, primeiro, quanto Shaqiri, depois, comemoraram seus gols fazendo com as mãos o gesto que representa a águia de duas cabeças, símbolo da Albânia, numa provocação política à Sérvia.

Nesta segunda-feira (25), a Fifa anunciou uma multa de 10 mil francos suíços para cada jogador, cerca de R$ 38 mil, liberando ambos para enfrentar a Costa Rica. O presidente da federação sérvia e o técnico da seleção também foram multados, em metade desse valor, por críticas feitas à atuação dos árbitros.

A imprensa não gostou. O jornal Informer chamou a decisão de um "escândalo", afirmando que a águia de duas cabeças é uma provocação clara para todo mundo, menos para a Fifa. A publicação ainda lembrou que Shaqiri carrega em sua chuteira a bandeira de "um país inexistente". No caso, Kosovo, que é reconhecido pela Fifa e pela ONU, mas não pela Sérvia.

O site Kurir também foi nessa linha, chamando a punição de "vergonhosa e escandalosa" e lembrando que houve uma propaganda política no campo de jogo. 

Suíça