Topo

Rússia

Perder para o Uruguai e avançar em 2º pode não ter sido ruim para Rússia

Brasileiro naturalizado russo, Mário Fernandes consola colega Igor Smolnikov após expulsão - Maddie Meyer/Getty Images
Brasileiro naturalizado russo, Mário Fernandes consola colega Igor Smolnikov após expulsão Imagem: Maddie Meyer/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

25/06/2018 12h52

Dona da casa na Copa do Mundo, a Rússia perdeu o primeiro jogo nesta segunda-feira por 3 a 0 para o Uruguai. Apesar do resultado negativo, os russos ainda podem ter o que comemorar com a derrota. Mais descanso até entrar em campo novamente e até uma tabela possivelmente mais fácil.

Assista aos gols de Uruguai 3 x 0 Rússia

Como mostrou o UOL Esporte no domingo, existe a possibilidade real de toda as sete equipes que já foram campeãs mundiais e estão na Copa da Rússia fiquem de um mesmo lado da chave, brigando por uma vaga na final. No outro lado do chaveamento ficariam apenas equipes menos cotadas. Ao perder para o Uruguai, a Rússia começou a desenhar esse caminho. Está do mesmo lado que a Croácia, por exemplo, enquanto que a Argentina, se passar, vai para a mesma chave que o Uruguai.

Os adversários das oitavas de final serão definidos logo mais. Portugal e Espanha têm quatro pontos e disputam a primeira colocação. Se ambos vencerem seus jogos contra Irã e Marrocos, respectivamente, a liderança deverá ser decidida no saldo de gols. Quem passar em primeiro pega a Rússia e quem ficar em segundo terá pela frente o Uruguai. 

Depois, em uma eventual quartas de final, a Rússia encararia quem avançar do duelo entre o segundo do Grupo C e a Croácia, já garantida como primeira do Grupo D. A França lidera do Grupo C e joga por um empate contra a Dinamarca, o que lhe garantiria do lado o oposto ao da Rússia. Se passar em primeiro, o Brasil entra exatamente nessa chave mais complicada, que já tem o Uruguai. 

Além disso, há o fator logístico. Ao passar em segundo, a Rússia agora só volta a jogar no próximo domingo, em Moscou, enquanto o Uruguai tem de ir até Sochi para jogar no sábado, com um dia a menos para descansar. 

Rússia