Topo

Após Neymar, agora é o Canarinho "Pistola" que virou coxinha em MG

Canarinho "Pistola" virou coxinha nas mãos da criadora da "Neyxinha" - Divulgação
Canarinho 'Pistola' virou coxinha nas mãos da criadora da 'Neyxinha' Imagem: Divulgação

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/06/2018 09h54

Depois de compartilhar, curtir e viralizar a ‘Neyxinha’, a coxinha com o formato do rosto do Neymar, a internet ganhou um novo símbolo futebolístico para a iguaria nacional neste período de Copa do Mundo. A versão Canarinho ‘Pistola’ rapidamente ganhou espaço nas redes sociais depois de a criadora Shirley Candido publicar o resultado da mais nova empreitada. Da ousadia e alegria, o petisco carrega a irritação da célebre mascote da seleção.

Simule resultados da última rodada e quem vai às oitavas
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

A inspiração para a coxinha ‘pistola’ nasceu depois da vitória por 2 a 0 do Brasil sobre a Costa Rica, conquistada com os dois gols anotados nos acréscimos (Philippe Coutinho e Neymar). Shirley saiu da televisão com a ideia, nervosa pelo jogo definido apenas no fim, e chegou ao resultado final da coxinha em homenagem à carismática e enfezada ave que se tornou um dos símbolos da seleção na Rússia.

“Como todo brasileiro, estou no clima de Copa. Passei tanto desespero no jogo contra a Costa Rica que decidi produzir essa coxinha. Se o gol não sai pelo amor, que saia pelo ódio. Agora o hexa vem depois que misturei as únicas paixões nacionais possíveis: coxinha, futebol e Canarinho ‘Pistola’”, brincou a bem humorada criadora da coxinha ‘Pistola’ ao UOL Esporte.

Coxinha Canarinho Pistola - Divulgação - Divulgação
Coxinha do Canarinho Pistola deu "menos trabalho" do que a versão de Neymar
Imagem: Divulgação

A imagem do Canarinho também surge como uma cobrança pelo hexa, diz a criadora, que postou a imagem no Instagram e já conta com mais de 6 mil curtidas – fora o que chegou por intermédio do Whatsapp e de outras redes sociais. Não demorou para a própria Shirley compartilhar ‘memes’ criados a partir do rosto da mascote em forma de salgado.

“Agora sim me sinto representada por uma mascote. Aquilo ali é mais do que um passarinho, é a cobrança no olho de cada brasileiro”, afirmou a criadora.

"Se depois dessa o hexa não vier, eu nem sei que que eu faço! Não acredito que fiz o coxinarinho pistola, a coxinha oficial da copa. Ele grita gol enquanto espuma revolta pela realidade do seu país. Recheada com frango e catupirÓDIO", escreveu no Instagram.

Durante a conversa, ficou a dúvida para a reportagem. A coxinha que homenageia uma ave é recheada de frango? Shirley diz que a Copa do Mundo permite essa “licença poética” e que o verdadeiro Canarinho 'Pistola' não se importaria. Afinal, mesmo com uma homenagem, a expressão fechada e intimidatória da ave amarela não mudaria.

“Vamos fingir que o recheio é feito dos frangos do Júlio César. Demorei menos para fazer essa do que a do Neymar, que no fim parecia o Padre Marcelo Rossi”, concluiu a criadora da coxinha do Canarinho ‘Pistola’, que brinca sobre a primeira criação, responsável por torna-la uma webcelebridade antes da Copa do Mundo.