Topo

Copa 2018

Hotel em cidade-sede da Copa é evacuado; testemunha cita ameaça de bomba

Policiais inspecionaram hotel após disparo de alarme de incêndio e realizaram teste antibomba, procedimento padrão - REUTERS/Marko Djurica
Policiais inspecionaram hotel após disparo de alarme de incêndio e realizaram teste antibomba, procedimento padrão Imagem: REUTERS/Marko Djurica

Do UOL, em São Paulo *

26/06/2018 19h47

Policiais russos evacuaram nesta terça-feira um hotel na cidade de Rostov-on-Don, uma das sedes da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. As informações foram publicadas pela agência Reuters, creditadas a funcionários do próprio hotel e a testemunhas.

O Topos Congress Hotel é um dos hotéis credenciados junto à Fifa para competição. O local, no entanto, não recebe nenhuma seleção. De acordo com uma testemunha, houve um relato a respeito da possibilidade de um ataque a bomba no local.

A testemunha citada relatou ainda a presença de um caminhão de bombeiros e de policiais interrogando informalmente pedestres e hóspedes. Não há relatos de explosões. Segundo o canal de TV por assinatura SporTV, o clima no local é tranquilo, de pouco policiamento.

A evacuação ocorreu porque um alarme de incêndio foi disparado por volta das 23h30 (horário local, 17h30 no horário de Brasília). Diante da inspeção realizada para descobrir o que teria disparado o alarme, policiais e bombeiros realizaram um teste antibomba, considerado procedimento padrão.

Também de acordo com o SporTV, autoridades de Rostov-on-Don disseram ter recebido telefonemas anônimos anunciando "objetos suspeitos" em diversos locais da cidade. O hotel seria um dos locais em questão, mas a inspeção não teria encontrado objetos. Desta forma, os hóspedes puderam voltar aos quartos por volta das 2h50 (horário local, 20h50 de Brasília).

Até aqui, a cidade de Rostov-on-Don recebeu quatro jogos da Copa do Mundo – entre eles, o empate entre Brasil e Suíça pela primeira rodada do Grupo E e o jogo desta Islândia 1 x 2 Croácia desta terça-feira. A Arena Rostov ainda será palco de um dos jogos das oitavas de final.

* Com informações da Reuters.

Copa 2018