Topo

Argentina

Dedo do meio, dança e alívio. Maradona vira protagonista em jogo argentino

Diego Maradona faz gesto obsceno após segundo gol da Argentina contra a Nigéria - Alex Morton/Getty Images
Diego Maradona faz gesto obsceno após segundo gol da Argentina contra a Nigéria
Imagem: Alex Morton/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/06/2018 14h46

A vaga às oitavas de final da Copa do Mundo veio de maneira sofrida, e o comportamento de Diego Armando Maradona simbolizou os 90 minutos mais intensos da seleção argentina na Copa do Mundo da Rússia. Na vitória por 2 a 1 sobre a Nigéria desta terça-feira, o maior ídolo do futebol do país assumiu papel de protagonista em um dos camarotes do Estádio de São Petersburgo. Tanto que precisou receber atendimento médico.

Maradona se expressou de maneira peculiar no primeiro gol argentino, teve sono durante os momentos mais parados da partida e desabafou com o lance em que Rojo assegurou a vaga argentina ao mata-mata. Após ver a finalização do defensor entrar no gol nigeriano, em lance ocorrido aos 41min do segundo tempo, Maradona se descontrolou e mostrou até o dedo médio para o público.

Maradona festa torcida - Giuseppe Cacace/AFP - Giuseppe Cacace/AFP
Imagem: Giuseppe Cacace/AFP

Antes de a bola rolar para o jogo contra a Nigéria, Diego Maradona não parecia preocupado. No camarote do estádio em São Petersburgo, o ídolo dançou com uma mulher nigeriana e chamou todos os holofotes para ele nos minutos que antecederam a entrada dos times em campo. 

A imagem surpreendeu os narradores e comentaristas brasileiros. "Parece relaxado hoje, né?", disse Luis Roberto, que narra a partida desta terça-feira (26) na TV Globo. As câmeras também mostraram que torcedores argentinos filmavam o ex-jogador.

Argentinos se divertem ao ver Maradona dançando com nigeriana - reprodução/TV Globo - reprodução/TV Globo
Imagem: reprodução/TV Globo

“Que beleza. Chamou para dançar. Não sei se é uma nigeriana, provavelmente sim. Está soltinho, Don Armando! Que maravilha”, comentou Milton Leite, que comanda a transmissão do mesmo jogo no SporTV.

O clima de calmaria se transformou quando a bola começou a rolar. As imagens da TV ficavam divididas entre a ansiedade dos jogadores em campo e a de Maradona no camarote. Quando a Argentina abriu o placar, uma cena emblemática. Messi, atual camisa 10, ajoelhou no gramado e olhou para os céus agradecendo. Na torcida, Maradona se expressava de forma semelhante, com os braços cruzados, mas também celebrando uma ajuda divina. 

Perto do intervalo, uma cena de Maradona voltou a chamar a atenção dos espectadores e fez a alegria das redes sociais. Com os olhos fechados, parecia que o ídolo argentino estava dormindo com a monotonia da reta final do primeiro tempo. Logo, abriu os olhos e conversou com um dos amigos. Mal sabia "Don Diego" que a apatia ganharia contornos de drama na segunda etapa. 

No início do segundo tempo, a Nigéria empatou em um pênalti cometido por Mascherano. Maradona voltou a reagir com nervosismo, em cena semelhante ao que se viu dias antes na derrota para a Croácia, por 3 a 0. Desespero em campo, desespero nas arquibancadas de torcedores do país sul-americano, mas também da grande referência do futebol argentino. 

Maradona dedo do meio - Reprodução/SporTV - Reprodução/SporTV
Imagem: Reprodução/SporTV

O semblante de Maradona só mudou aos 41min com o gol salvador de Rojo. O que se viu foi o craque dos tempos de rebeldia. Dedo do meio para torcedores que o provocaram e um grito de gol forte representaram o alívio de Maradona com a classificação no sufoco dos argentinos. A equipe de Jorge Sampaoli segue para as oitavas de final do Mundial da Rússia.

Maradona, até lá, precisa se cuidar. O craque precisou deixar as tribunas carregado por seguranças. Foi levado até uma poltrona, na parte interna do camarote, e ali recebeu atendimento médico.

Argentina