Topo

Copa 2018

De olho em jogo do Brasil, Suíça pode ter chance de decidir caminho na Copa

Com quatro pontos, Suíça só precisa de um empate contra a eliminada Costa Rica para avançar - Clive Rose/Getty Images
Com quatro pontos, Suíça só precisa de um empate contra a eliminada Costa Rica para avançar Imagem: Clive Rose/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/06/2018 04h00

Com as oitavas de final da Copa do Mundo começando a tomar forma, já se fala de um lado "forte" e de outro "fraco" no chaveamento. Se a Suíça compartilhar desse pensamento e tiver uma preferência por se classificar para a rota com menos campeões mundiais, terá mais possibilidade que o Brasil de decidir seu próprio caminho durante a definição do grupo E, que acontece com dois jogos simultâneos a partir das 15h (de Brasília) desta quarta-feira (27).

Os suíços têm quatro pontos, assim como o Brasil, mas estão na segunda colocação por causa do saldo de gols inferior (+1 contra +2). A seleção europeia vai enfrentar a já eliminada Costa Rica em Nizhny Novgorod, enquanto os comandados de Tite encaram ao mesmo tempo, em Moscou, a Sérvia, que tem três pontos e está viva na briga pela vaga.

Teoricamente, ficar na segunda posição do grupo pode ser mais negócio. É bem provável que o primeiro da chave enfrente a Alemanha nas oitavas, já que os atuais campeões mundiais devem terminar em segundo no grupo F. Além disso, o adversário de uma eventual semifinal sairia dos duelos Uruguai x Portugal e França x Argentina.

Já quem se classificar em segundo no grupo do Brasil cai do lado "fraco". Espanha e o segundo colocado do grupo G, que será Inglaterra ou Bélgica, devem ser as equipes consideradas mais fortes. Os confrontos já definidos nesse lado do mata-mata são Espanha x Rússia e Croácia x Dinamarca.

Assim, a Suíça pode ficar de olho na partida entre Brasil e Sérvia, que terá duas equipes brigando diretamente pela classificação, para controlar seu esforço contra a Costa Rica. No caso de um empate em Moscou, por exemplo, os suíços precisariam apenas repetir a igualdade em Nizhny para garantir a classificação em segundo. Já se o Brasil estiver ganhando, um empate ou vitória magra bastam para esse objetivo.

É claro que se as partidas chegarem ao seu final com os placares acirrados, dosar os esforços de olho no outro jogo se torna praticamente impossível. Afinal, a Suíça ainda corre risco de eliminação se perder da Costa Rica. Mas como o empate é suficiente para a vaga nas oitavas, talvez ficar atrás de Brasil ou Sérvia no grupo E não seja um mau negócio.

Copa 2018