Topo

Alemanha

Kroos dá assistência contra e vai de herói a vilão na Copa do Mundo

Toni Kroos em ação no duelo da Alemanha contra a Coreia do Sul - Getty Images
Toni Kroos em ação no duelo da Alemanha contra a Coreia do Sul Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/06/2018 12h58

Considerado um dos jogadores mais completos do futebol mundial, Toni Kroos mais uma vez foi decisivo na Copa do Mundo, desta vez com uma assistência. Mas não da forma como ele queria: o passe foi para um gol da Coreia do Sul e a derrota por 2 a 0, nesta quarta-feira (27), pela última rodada do grupo F, eliminou a Alemanha do Mundial. 

Copa-2018: Assista aos gols de Coreia do Sul 2 x 0 Alemanha

Brasileiros na rede social provocam Kroos após eliminação da Alemanha
Vitória sobre Suécia mostrou que, para o bem ou para o mal, Kroos manda na Alemanha
Classificação mexicana tem cerveja arremessada e gritos de "Coreia"

O lance aconteceu aos 46 minutos do segundo tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0. Após cobrança de escanteio, no meio da confusão na área, Kroos bateu na bola e deu o passe para Kim Young-Gwon aparecer na cara do goleiro e abrir o placar.

Inicialmente o árbitro norte-americano Mark Geiger anulou o lance, anotando impedimento. Os coreanos protestaram e o juiz resolveu analisar o VAR, que mostrou o passe de Kroos, e confirmou o gol.

Kroos é um dos grandes nomes da seleção alemã, titular da equipe desde 2012. Elogiado por seu poder de marcação e pela saída de bola, brilhou na Copa do Mundo de 2014. Tanto é que, por um ranking feito pela própria Fifa a partir de estatísticas dos jogos, Kroos foi o melhor do Mundial.

E, desde então, pelo Real Madrid, só evoluiu. No clube, conquistou o tricampeonato da Liga dos Campeões, o que só fez aumentar a expectativa pelo que poderia fazer na Copa do Mundo, agora como o grande nome do meio-campo da Alemanha.

Na Rússia, porém, viveu altos e baixos. Salvou a Alemanha no segundo jogo da fase de grupos contra a Suécia, quando marcou no minuto final e evitou a eliminação naquele momento. A queda precoce, porém, veio contra os sul-coreanos - e com o meia como vilão.

Alemanha