Topo

Copa 2018

Na Copa, Osorio revê futebol brasileiro. Único duelo contra Tite empatou

Em 2015, Tite comandava o Corinthians e Osorio comandava o São Paulo; no Brasileiro, técnicos ficaram no 1 a 1 - Alexandre Schneider/Getty Images
Em 2015, Tite comandava o Corinthians e Osorio comandava o São Paulo; no Brasileiro, técnicos ficaram no 1 a 1 Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/06/2018 16h51

Brasil e México se enfrentarão nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, em partida na próxima segunda-feira (2). Só que um embate em questão não será inédito para dois protagonistas da partida: os técnicos Tite e Juan Carlos Osorio. Eles duelaram quando eram técnicos de Corinthians e São Paulo, respectivamente.

- Assista aos gols de Brasil 2 x 0 Sérvia
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

Agora, os treinadores têm um encontro marcado no mata-mata do Mundial. Com sete pontos, o Brasi liderou o Grupo E do torneio, e terá pela frente o vice-líder do Grupo F - justamente o México, que somou seis pontos e ficou atrás da Suécia, após a derrota por 3 a 0, nesta quarta-feira (27).

O primeiro duelo entre os dois aconteceu no Campeonato Brasileiro de 2015. Na ocasião, em 9 de agosto daquele ano, o São Paulo comandado por Osorio recebeu o Corinthians de Tite no Morumbi e empatou por 1 a 1. O jogo foi válido pela 17ª rodada da competição.

Naquela partida, os dois times criaram boas oportunidades de gol. Aos 9 min do primeiro tempo, Paulo Henrique Ganso abriu o placar, mas a arbitragem assinalou impedimento. O Corinthians respondeu aos 21 min: Luciano escorou o cruzamento de Uendel e fez 1 a 0.

O time de Osorio pressionou, mas só chegou ao empate aos 2 min do segundo tempo, em chute de Centurión que Cássio deu rebote – na sobra, Luís Fabiano marcou. De quebra, os tricolores ainda pediram pênalti nos acréscimos: Wesley chutou e a bola acertou o braço de Uendel. O árbitro Leandro Pedro Vuaden nada marcou.

Seria o único confronto de Osorio com Tite, uma vez que o colombiano foi anunciado em outubro de 2015 como técnico da seleção mexicana. Agora, os treinadores se reencontrarão na cidade de Samara – desta vez, buscando uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo.

México busca feito inédito: balançar as redes

Até hoje, foram quatro jogos entre Brasil e México em Copas do Mundo, com três vitórias brasileiras e um empate. Curiosamente, a equipe da América do Norte jamais conseguiu fazer um gol nestes jogos.

O primeiro jogo veio na primeira rodada da fase de grupos de 1950. Na ocasião, o Brasil fez 4 a 0, graças aos gols de Ademir Menezes (dois), Jair da Rosa Pinto e Baltazar.

As duas equipes se reencontraram já na Copa de 1954, também na primeira rodada da fase de grupos. Desta vez, o Brasil goleou por 5 a 0, com gols de Baltazar, Didi, Pinga (dois) e Julinho Botelho.

Veio novo duelo na Copa de 1962, mais uma vez na estreia da fase de grupos. A vitória brasileira foi por 2 a 0, graças a Zagallo e Pelé.

O último duelo veio na fase de grupos de 2014, mas pela segunda rodada. Desta vez, Brasil e México empataram por 0 a 0, em jogo de grande atuação do goleiro Guillermo Ochoa.

Copa 2018