Topo

Suíça

Sem euforia, imprensa suíça celebra vaga: "primeiro objetivo alcançado"

Dzemaili abre o placar para a Suíça contra a Costa Rica - Clive Brunskill/Getty Images
Dzemaili abre o placar para a Suíça contra a Costa Rica Imagem: Clive Brunskill/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/06/2018 18h30

A Suíça confirmou vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo com o empate por 2 a 2 contra a Costa Rica, nesta quarta-feira (27). O resultado garantiu aos suíços o segundo lugar do Grupo E - atrás do Brasil - e definiu o confronto contra a Suécia na próxima fase. Sem euforia, a imprensa suíça comemorou a classificação da seleção do país.

Assista aos gols de Suíça 2 x 2 Costa Rica

Simule resultados da última rodada e quem vai às oitavas
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
- De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

O jornal Neue Zürcher Zeitung, sediado em Zurique, adotou o tom que talvez mais reflita o sentimento do torcedor suíço. "O primeiro objetivo foi alcançado", destacou o NZZ em seu site.

Já o Blick comemorou a classificação às oitavas, mas ponderou que a Suíça precisa "acordar" na próxima fase. Isso porque a seleção teve dificuldades e só empatou diante de um adversário já eliminado da competição. Apesar disso, a publicação vê um ligeiro favoritismo suíço diante da Suécia.

"A seleção chega ao jogo com um favoritismo pequeno por conta da qualidade individual dos jogadores, que é melhor do que os suecos. Se a equipe estiver acordada e alcançar seu potencial, se aproxima muito das quartas de final", escrevou o Blick

Se, de um lado, a imprensa suíça se mostra confiante para o confronto de oitavas de final, do outro, os suecos também reagiram após a definição do chaveamento. Os jornais do país destacaram o confronto diante da Suíça. O Expressen mostrou empolgação ao relembrar a campanha da Suécia na Copa do Mundo de 1994 - quando a equipe chegou à semifinal -, mas avaliou a Suíça com um adversário perigoso na próxima fase.

"Uma equipe muito boa, com qualidade em todos os setores", analisou o jornal sueco. "Além disso, [a Suíça] tem jogadores que podem decidir individualmente, como Xhaka e Shaqiri. O lateral-direito Lichtsteiner e o atacante Behrami também impressionaram até aqui", acrescentou.

O confronto entre Suécia e Suíça será realizado na próxima terça-feira (3), às 11h, em São Petersburgo.

Suíça