Topo

Suíça

Vaquinha de Kosovo atinge meta para pagar multas de suíços em menos de 24h

Granit Xhaka comemora gol da Suíça com símbolo albanês, na Copa do Mundo - Laurent Gillieron/AP
Granit Xhaka comemora gol da Suíça com símbolo albanês, na Copa do Mundo Imagem: Laurent Gillieron/AP

Do UOL, em São Paulo

27/06/2018 10h33

Os três jogadores da seleção suíça multados pela Fifa não vão precisar se preocupar com o pagamento da penalidade. É que a vaquinha virtual feita por torcedores kosovares atingiu sua meta e arrecadou todo o dinheiro necessário para quitar as pendências.

Xhaka, Shaqiri e Lichtsteiner foram multados por fazerem o gesto conhecido como o da águia de duas cabeças, símbolo nacional da Albânia, durante a vitória sobre e Sérvia. Os dois primeiros comemoraram seus gols com o gesto, enquanto Lichtsteiner se uniu aos companheiros no segundo gol. 

Simule resultados da última rodada e quem vai às oitavas 
Por que Sérvia x Kosovo é o maior incidente político da Copa até agora?
De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

Na segunda, a Fifa anunciou multas de 10 mil francos suíços (R$ 38 mil) cada para Xhaka e Shaqiri e de 5 mil francos suíços (R$ 19 mil), metade, para Lichtsteiner.

Um dia depois, um grupo de torcedores criou uma vaquinha virtual, pedindo doações que somassem 25 mil euros, pouco a mais do que o necessário para o pagamento das multas - os sites que fazem esse tipo de serviço costumam cobrar uma taxa do total arrecadado.

Nesta quarta, a meta já estava ultrapassada. Às 10h30 (de Brasília), a vaquinha já havia arrecadado mais de 27 mil euros. Paralelamente, na Albânia, o primeiro-ministro do país, Edil Rami, também lançou duas contas correntes para receber doações para Xhaka e Shaqiri.

Shaqiri nasceu em 1991 em Kosovo, na época uma província sérvia. A família fugiu da região quando ele tinha apenas um ano de idade. Xhaka nasceu na Suíça em 1992 em uma família kosovar. Seu irmão, Taulant, que jogou pela Suíça até a categoria sub-21, optou por defender a seleção da Albânia. Já Lichtsteiner não tem origem albanesa.

Suíça