Topo

Copa 2018

Vitória do Brasil tem brigas entre brasileiros e sérvios nas arquibancadas

Torcedores do Brasil e da Sérvia trocam socos e agressões após partida pela Copa do Mundo - Stu Forster/Getty Images
Torcedores do Brasil e da Sérvia trocam socos e agressões após partida pela Copa do Mundo Imagem: Stu Forster/Getty Images

Felipe Pereira e Luiza Oliveira

Do UOL, em Saransk e Moscou (Rússia)

27/06/2018 17h32

Um grupo de seis brasileiros se envolveu em uma briga com torcedores sérvios ao final da partida entre as duas seleções realizada em Moscou. Um vídeo foi gravado nas arquibancadas do estádio e mostra a confusão com troca de socos. O UOL Esporte conversou com a dentista Rosane Santiago, que gravou as imagens, e com os dois sérvios envolvidos na briga.

A brasileira disse que os brasileiros foram provocados durante todo o jogo e acrescentou que, enquanto comemoravam a vitória por 2 a 0, foram atacados pelos estrangeiros. Seguranças precisaram intervir.

"Eles provocaram o tempo todo. No primeiro tempo, um sérvio mexeu com uma das meninas e depois ficou tirando fotos dela sem autorização.  No final do jogo, a gente estava comemorando e eles arrancaram a bandeira, provocaram e partiram para cima".

Rosane falou que não foi a única briga que aconteceu entre brasileiros e sérvios. A dentista estava no setor 1 e viu outra no setor 3, que fica num anel superior. Na confusão que aconteceu perto de onde ela estava, não houve feridos do lado brasileiro. Ela disse que dois sérvios foram parar na enfermaria.

"A gente comprou ingresso em um setor mais caro para não ter este tipo de coisa, mas não teve jeito. Um dos sérvios estava muito exaltado o jogo todo. Eles estavam bêbados e este ia na direção da beira das arquibancadas e era parado pelo segurança".

Versão dos sérvios

Os sérvios, no entanto, apresentam versões bem diferentes sobre o episódio. O senhor de cabelo grisalho que aparece na foto estava acompanhado do filho, de cerca de 30 anos, e da mulher. Nenhum deles permitiu a divulgação do nome com medo de sofrer represálias da Fifa e perder a credencial de torcedor. 

O filho dele informou à reportagem que o clima estava amistoso entre brasileiros e sérvios com as pessoas conversando e até tirando fotos. Mas que alguns brasileiros começaram a provocar ao final da partida fazendo sinal para que os sérvios calassem a boca por terem perdido a partida e usando palavras ofensivas. Ele então revidou a provocação da mesma forma, mas sem violência. O torcedor disse que, neste momento, um brasileiro partiu para cima do pai dele dando um soco.

"A gente não estava fazendo nada, eu não mexi com a namorada de ninguém. Eu estou com o meu pai e a minha mãe, estou em família. Não faria sentido. Eles ficaram provocando e eu provoquei de volta, mas sem briga, sem briga. De repente um partiu para cima do meu pai e vieram outros seis ou sete. Eu só entrei porque vi o meu pai naquela situação. É o meu pai, como eu não vou protegê-lo?", disse ele.

O homem disse ainda que chegou a fazer vídeos dos brasileiros porque também estava sendo gravado sem autorização pelos rivais.

Na confusão, ele sofreu um corte na região do olho, enquanto o pai apresenta ferimentos próximo à orelha e um na boca. Ambos foram atendidos no centro médico do estádio e receberam curativos. Logo após serem atendidos, eles deixaram o local.

Copa 2018