Topo

França

Autor de golaço da França é discreto e alvo de piadas de Mbappé e companhia

Benjamin Pavard comemora golaço da França sobre a Argentina - Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images
Benjamin Pavard comemora golaço da França sobre a Argentina Imagem: Michael Regan - FIFA/FIFA via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

30/06/2018 21h00

Benjamin Pavard tem semblante sério, expressão fechada, voz tranquila e discurso reticente. O autor de um golaço na vitória da França por 4 a 3 sobre a Argentina, neste sábado (30), é um discreto zagueiro de 22 anos que atuou como lateral e tem motivos para acreditar que viveu um sonho.

Assista aos gols de França 4 x 3 Argentina

Antes do confronto desta manhã, que colocou a seleção francesa nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia, o zagueiro só havia feito três gols na carreira. Dois pelo Stuttgart, seu atual clube, em 2016 e 2017, e um pelo time B do Lille, em 2016.

pavard - Laurence Griffiths/Getty Images - Laurence Griffiths/Getty Images
Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

Quando defendia esta equipe secundária do clube francês, Pavard disputava o CFA, como é conhecido o Campeonato Amador da França (Championnat de France Amateur), equivalente à quarta divisão nacional.

Apesar de Pavard ter um histórico de poucos gols na carreira, a imprensa europeia o destaca como um defensor que gosta de arriscar chutes de longa distância. Fez sua estreia pela seleção principal no dia 10 de novembro do ano passado, ao sair do banco na vitória por 2 a 0 sobre o País de Gales. Sete meses depois, é visto como um dos heróis da classificação.

“Quantas emoções! Obrigado por todas as mensagens. Todos juntos, nós estamos mostrando que somos um grande time”, escreveu o atleta em seu perfil pessoal do Instagram, que revela muito pouco sobre seu estilo de vida.

Encabeçados por Mbappé, os colegas de seleção o comparam a Jeff Tuche, personagem interpretado pelo ator Jean-Paul Rouve na comédia francesa Les Tuche. Em entrevista recente, o atleta deu a entender que não aguenta mais a brincadeira, que já foi reproduzida até pelos canais locais.

pavard jeff tuche - reprodução - reprodução
Canal France 5, da França, compara Benjamin Pavard ao personagem Jeff Tuche
Imagem: reprodução

A maioria das fotos publicadas por Pavard mostra ações de marketing da Adidas, com a qual tem contrato. Outras mostram cliques do jogador em treinamentos pelo Stuttgart e pela própria seleção da França.

Até as imagens mais descontraídas são de trabalho. Na fisioterapia, piscina ou hidro, a legenda costuma ser “arbeiten” (palavra em alemão para “trabalho”). Quando esteve de folga, Pavard limitou-se a escrever “descanso”.

A personalidade contida faz com que ele nem exponha seu namoro com Rachel Legrain-Trapani, ex-miss França. Igualmente discreta, a moça só oficializou o relacionamento ao posar para foto com um buquê de flores dado por Pavard. “Apaixonada”, escreveu ela.

Embora seja discreto, ele não esconde o desejo de buscar voos maiores fora do Stuttgart após a Copa do Mundo. “Quero jogar a Liga dos Campeões, não escondo isso”, disse o francês ao canal Sky Sports News.

“Se eu prometer ficar e não o fizer, os torcedores não vão mais gostar de mim”, acrescentou o defensor, que disputou todos os 34 jogos da equipe alemã na temporada 2017/2018. Seu contrato tem validade até 2021, e, segundo os jornais europeus, não possui multa rescisória.

França