Topo

Espanha

Com queda para a Rússia, Espanha reforça maldição contra anfitriões

Espanhóis lamentam desclassificação e russos comemoram vaga nas quartas obtida nos pênaltis -  Lavandeira Jr./EFE
Espanhóis lamentam desclassificação e russos comemoram vaga nas quartas obtida nos pênaltis Imagem: Lavandeira Jr./EFE

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

01/07/2018 15h47

O fantasma da maldição contra os anfitriões de Copas do Mundo voltou a assombrar os espanhóis neste domingo (1), no Mundial de 2018. A seleção da Espanha comandada pelo técnico Fernando Hierro tentou, mas não conseguiu superar o tabu de quedas para os donos da casa em mata-mata ao ser eliminada para a Rússia nas penalidades máximas.

- Veja os gols da partida entre Rússia e Espanha

Os espanhóis empataram por 1 a 1 com a Rússia no tempo regulamentar da partida válida pelas oitavas de final. Na prorrogação, o placar se manteve o mesmo e a decisão foi para as penalidades máximas, em que os russos venceram por 4 a 3.

Em, agora, 15 participações da Espanha em Copas do Mundo, o time acabou superado e, consequentemente, eliminado por algum anfitrião quando o encontrou na fase mata-mata em todas as oportunidades.

Apesar disso, essa foi a eliminação mais precoce. Ao todo, foram três quedas diante de um dono da casa: em 1934, contra a Itália nas quartas de final; em 1950, contra o Brasil no quadrangular final; e em 2002 contra a Coréia do Sul nas quartas.

Na Itália, a Espanha empatou contra os anfitriões por 1 a 1 na prorrogação. No jogo-desempate, os italianos derrotaram os espanhóis por 1 a 0.

Já no Brasil, a seleção espanhola levou a goleada histórica do time brasileiro por 6 a 1 no quadrangular final do Mundial de 1950 e acabou ficando em quarto lugar.

Por fim, na Copa do Mundo de 2002, a seleção da Espanha empatou por 0 a 0 com a Coreia do Sul e a partida foi para os pênaltis. Na decisão, os anfitriões superaram os europeus por 5 a 3.

Espanha