Topo

Portugal

CR7 vira incógnita e Portugal vê passagem de bastão falha em Copa na Rússia

Cristiano Ronaldo cabisbaixo durante derrota de Portugal para o Uruguai na Copa - AFP PHOTO / Francisco LEONG
Cristiano Ronaldo cabisbaixo durante derrota de Portugal para o Uruguai na Copa
Imagem: AFP PHOTO / Francisco LEONG

Dassler Marques e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Sochi (Rússia)

01/07/2018 04h00

Aos 33 anos, Cristiano Ronaldo ainda faz mistério sobre seu futuro com a camisa de Portugal. Fugindo de qualquer definição neste ponto, o craque passou a ser uma incógnita para o próximo ciclo, mirando a Copa do Mundo do Qatar, em 2022.

Com CR7 discreto e show de Cavani, Uruguai bate Portugal e pega França
Simule os resultados e veja como ficam as quartas de final 
Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

“Não é o momento para falar de futuro. Não sabemos o que vai acontecer”, despistou o astro.

E seus possíveis sucessores ainda não conseguiram o brilho esperado em um Mundial, comprometendo a “passagem de bastão” na seleção.

Principais apostas para o futuro português, Bernardo Silva, Gonçalo Guedes, Bruno Fernandes, Gelson Fernandes e André Silva passaram pela Rússia sem deixar saudade nos torcedores.

“Temos que admitir que não fomos bem. Queríamos ajudar e dar uma contribuição para nossa equipe e mais longe. É realmente difícil falar em futuro. Queremos que Cristiano fique, mas vamos ver. Confio nos nomes que temos aqui também”, disse o jovem Bernardo Silva, de 23 anos.

Os holofotes mais uma vez ficaram concentrados em Ronaldo. Dos seis gols da equipe no Mundial, o craque do Real Madrid marcou quatro – Ricardo Quaresma e Pepe, ambos com mais de 30 anos, completaram a lista com um tento cada.

Bernardo Silva - AP Photo/Frank Augstein - AP Photo/Frank Augstein
Bernardo Silva, de 23 anos, não conseguiu repetir no Mundial o nível de atuação que tem no Manchester City
Imagem: AP Photo/Frank Augstein

A Copa ruim contrasta com a boa temporada de alguns dos jovens. Bruno Fernandes, Gonçalo Guedes e Bernardo Silva tiveram destaques em Sporting, Valencia e Manchester City, respectivamente. Já Gelson Fernandes, no Sporting, e André Silva, titular na conquista da Euro e atualmente no Milan, já não vinham bem.

O fato de ter os jovens apagados ao seu lado, no entanto, parece não preocupar Cristiano.

“Tenho certeza absoluta que a seleção seguirá como uma das melhores do mundo, com grandes jogadores. É um grupo fantástico, jovem, um grupo que tem uma ambição enorme para querer triunfar e, por isso, estou confiante. Estou contente, porque sei que a seleção vai estar sempre na máxima força”, tranquilizou o atacante.

Depois de uma primeira fase com empates contra Espanha e Irã e vitória contra Marrocos, Portugal passou para as oitavas de final pressionado pela queda de rendimento de Ronaldo. Com o craque apagado, não apresentou maiores dificuldades ao Uruguai, dando adeus ao Mundial da Rússia no último sábado (30).

Portugal