Topo

Copa 2018

Eliminação da Espanha aumenta chance de finalista inédito na Copa do Mundo

Espanhóis lamentam desclassificação e russos comemoram vaga nas quartas obtida nos pênaltis -  Lavandeira Jr./EFE
Espanhóis lamentam desclassificação e russos comemoram vaga nas quartas obtida nos pênaltis Imagem: Lavandeira Jr./EFE

Do UOL, em São Paulo

01/07/2018 15h12

A Rússia surpreendeu ao bater a Espanha nos pênaltis por 4 a 3 e chegar às quartas de final da Copa do Mundo de 2018. O resultado da equipe anfitriã e a classificação da Croácia também nos pênaltis por 3 a 2 contra a Dinamarca neste domingo (1) garantiram ao menos uma semifinal com duas seleções que nunca chegaram às grandes finais de Mundiais.

- Veja os gols da partida entre Rússia e Espanha

Assista aos gols de Croácia 1 (3) x (2) 1 Dinamarca

Os anfitriões, que como Rússia nunca tinham passado da fase de grupos antes do Mundial deste ano, foram no máximo a quarta colocada de uma Copa do Mundo em 1966, ainda como União Soviética. A adversária da Rússia também nunca disputou uma final do Mundial. A melhor campanha da Croácia aconteceu há 20 anos, na Copa de 1998, ao ficar na terceira posição após bater a Holanda por 2 a 1.

Uma das duas seleções poderá encarar na semifinal outras duas equipes que sequer chegaram às semifinais, uma vice-campeã e apenas uma seleção que já conquistou uma Copa do Mundo. Vencedora do Mundial de 1966, a Inglaterra pegará a Colômbia, que em 2014 atingiu o seu ápice ao disputar as quartas de final do torneio, em que foi eliminada pelo Brasil por 2 a 1.

A seleção canarinho também é a "carrasca" de outra seleção que nunca conquistou um título de Copas e está nas oitavas da Copa da Rússia. Anfitriã em 1958, a Suécia perdeu o título após ser goleada por 5 a 2 pelo Brasil, e enfrentará a Suíça neste ano, visando um duelo contra Colômbia ou Inglaterra nas quartas de final. Sua adversária nunca ficou entre as quatro melhores de uma Copa do Mundo. Os suíços pararam nas quartas de final nas Copas de 1934, 1938 e também em 1954, quando sediaram o evento.

Copa 2018