Topo

Rússia

Goleiro russo vai de "frangueiro" da Copa de 2014 a herói em 2018

O goleiro da Rússia Igor Akinfeev defende o pênalti do espanhol Koke - Lavandeira Jr./EFE
O goleiro da Rússia Igor Akinfeev defende o pênalti do espanhol Koke Imagem: Lavandeira Jr./EFE

Do UOL, em São Paulo

01/07/2018 14h06

Igor Akinfeev já foi apontado como sucessor de Lev Yashin, o Aranha Negra. Sua fama de grande goleiro, porém, recebeu forte baque quando sofreu um frango histórico na estreia da Rússia na Copa do Mundo de 2014. Uma primeira impressão apagada agora que Akinfeev é o novo herói russo: com duas defesas nos pênaltis, ele eliminou a Espanha da Copa do Mundo. 

- Veja os gols da partida entre Rússia e Espanha

Nas disputas por pênaltis, o goleiro colocou a Rússia em vantagem ao pegar a batida de Koke, terceiro espanhol a bater. Depois, na cobrança que poderia definir a vaga nas quartas de final, como de fato definiu, pegou com o pé o pênalti de Iago Aspas. Como a Rússia acertou suas quatro cobranças, venceu por 4 a 3.

"Nos esforçamos muito. Tentamos nos defender e conseguimos esse resultado. Já comentei antes do jogo que nós tínhamos que nos unir. Acredito que nesse caso, todos os torcedores viram que nós gostamos e sabemos jogar futebol", comemorou o goleiro depois do jogo. "Estávamos esperando os pênaltis, é muito difícil jogar contra a Espanha", continuou.

Os pênaltis defendidos coroaram uma grande atuação de Akinfeev durante todo o jogo. De acordo com as estatísticas da Fifa, ele fez oito defesas ao longo da partida. Foi protagonista com a bola rolando e, depois, também no momento mais decisivo do jogo.

Uma reviravolta e tanto para quem começou tão mal a Copa do Mundo do Brasil. Há quatro anos, ele não conseguiu segurar um chute de longe de Lee Keun-Ho, que foi em cima dele, e acabou como vilão do empate por 1 a 1 com a Coreia do Sul, jogo que a Rússia precisava ganhar para tentar avançar às oitavas de final. Nas partidas seguintes, o time perdeu da Bélgica e empatou contra a Argélia, sendo eliminada. Muito por conta do frango de Akinfeev na estreia, deixou a impressão de que tinha tudo para fazer feio em casa.

Apesar daquela falha, porém, Akinfeev nunca perdeu o status de goleiro titular da Rússia, deixando a equipe apenas para que o reserva Lunev fosse testado e ganhasse rodagem. Desde 2005, já são 13 anos como o dono da camisa 1 da Rússia, quase que sem interrupções.

Akinfeev ainda é titular do mesmo CSKA de Moscou, onde começou com quatro anos de idade a treinar, desde 2003. De lá para cá, tem média de mais de um título nacional por ano, além de ter sido um dos melhores na campanha vitoriosa da Liga Europa, em 2005, na primeira vez em que uma equipe russa ganhou esse título. É líder, capitão e ídolo no atual elenco.

Quando começou a jogar, já era apontado como candidato a ídolo russo e ganhou até o rótulo de sucessor de Lev Yashin, o Aranha Negra. Com 15 anos, foi convocado para a seleção sub-21. Com 18, em 2004, estreou na principal e se tornou o atleta mais jovem a defender as cores da Federação Russa.

Rússia