Topo

Copa 2018

Jornal espanhol compara Messi e CR7 a Zico e Leônidas: reis sem coroa

Messi e Cristiano Ronaldo - Montagem sobre Roman Kruchinin e Adrian Dennis/AFP
Messi e Cristiano Ronaldo Imagem: Montagem sobre Roman Kruchinin e Adrian Dennis/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/07/2018 13h21

Messi e Cristiano Ronaldo foram à Copa do Mundo em busca da consagração, cada vez mais comparados a nomes como Pelé e Maradona. Mas os dois craques se despedem da Rússia em uma lista um tanto quanta ingrata: a dos grandes jogadores que nunca foram campeões mundiais por suas seleções.

- Veja a tabela completa, as datas e as chaves das oitavas de final
- Simule os resultados e veja como ficam as quartas de final
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

Neste domingo, o jornal As, da Espanha, listou 10 "reis" que não têm a "coroa" de vencedores da Copa do Mundo. E colocou tanto o português quanto o argentino na lista, depois de ambos falharem em quatro Mundiais cada um. Messi até foi finalista em 2014, no Brasil, mas terminou com o vice.

A lista feita pelo jornal espanhol tem dois brasileiros. Ela abre com Leônidas da Silva, o Diamante Negro, que o As cita como sendo o "primeiro grande ídolo do futebol brasileiro". O atacante jogou as Copas de 1934 e 1938, tendo sido o artilheiro desta última.

O outro brasileiro é Zico, que o AS chama de "Pelé Branco". "Zico liderou sem êxito uma das melhores seleções do futebol brasileiro", lembra o diário espanhol, citando que Zico disputou o Mundial três vezes e se despediu das Copas na decisão por pênaltis contra a França, em 1986.

A relação dos 10 reis sem coroa ainda tem o húngaro Ferenç Puskas (perdeu na final da Copa de 1954), o argentino Alfredo Di Stefano (que sequer disputou uma Copa do Mundo), o português Eusébio (artilheiro em 1966), o italiano Giovanni Rivera (derrotado na final de 1970), o holandês Johan  Cruyff (finalista em 1974) e o francês Michel Platini (semifinalista em 1982 e 1986).

Copa 2018