Topo

Espanha

"Melhor do mundo", De Gea é eliminado após fazer só uma defesa na Copa

Essa foi a única defesa de David De Gea em toda Copa do Mundo, durante o empate por 2 a 2 com Marrocos - Mariana Bazo/Reuters
Essa foi a única defesa de David De Gea em toda Copa do Mundo, durante o empate por 2 a 2 com Marrocos
Imagem: Mariana Bazo/Reuters

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/07/2018 14h15

Basta uma rápida busca no Google com os termos "De Gea", "salva" e "Manchester United" para saber que o goleiro espanhol teve grande participação para levar os Diabos Vermelhos ao vice no Campeonato Inglês. Atuações decisivas que evitaram tropeços contra times pequenos e vitórias elásticas de rivais. Sua defesa sofreu apenas 28 gols em 38 partidas, sendo a segunda melhor da Premier League. Números e desempenho que deram ao arqueiro de 27 anos o status de "melhor do mundo". Que fazem o Real Madrid sonhar em contratá-lo há anos.

- Veja os gols da partida entre Rússia e Espanha

Mas na Copa do Mundo na Rússia, De Gea foi mortal. Completamente vulnerável. O retrato da jornada de um herói falido foi a eliminação para os donos da casa na tarde deste domingo. Nos pênaltis, após empate por 1 a 1, os russos foram perfeitos. O goleiro, ignorado, acertou o lado de apenas uma das cobranças, incluindo a convertida por Dzyuba ainda no tempo normal. E, em quatro jogos, só trabalhou uma vez. O que poderia representar a solidez defensiva de um time, significou a infelicidade do arqueiro.

Ao todo, oito bolas foram chutadas em direção ao gol espanhol. Portugal, ou melhor, Cristiano Ronaldo, foi responsável por três dessas finalizações. Todas entraram. Uma delas, com um frango de De Gea. Contra o Irã, nenhuma conclusão foi validada. Os asiáticos, no entanto, tiveram gol anulado. Diante de Marrocos, mais dois chutes na meta espanhola, mais dois gols. Os africanos foram os únicos que tiveram uma finalização defendida pelo goleiro do United. 

A Rússia tirou a prova dessa ineficiência mostrada por De Gea na Copa. Os mandantes acertaram cinco vezes menos passes do que a Espanha - 202 a 1.029 - e tiveram apenas 26% de posse. Em finalizações, foram seis tentativas contra 25 dos espanhóis. Na direção do gol, o placar foi 9 a 1 para os campeões mundiais de 2010. Mas o tempo normal e a prorrogação terminaram empatadas por 1 a 1. De Gea, mais uma vez, não ajudou em suas poucas participações.

A única falha escancarada foi realmente contra Portugal, quando tentou agarrar o chute rasteiro de Cristiano Ronaldo e jogou a bola para dentro. Nos outros lances, a princípio, não parecia ter culpa. Mas um time que é agredido tão pouco precisava que seu goleiro fosse mais decisivo. E De Gea parecia o mais indicado para isso com seu desempenho pelo United. Mas fracassou, apesar de todo apoio do ídolo Iker Casillas.

Os outros dois goleiros que defenderam apenas uma vez nesta Copa jogaram bem menos do que o espanhol. Steve Mandanda atuou somente na última rodada da fase de grupos pela França. Já o polonês Wojciech Szczesny participou de duas partidas e também só pegou uma bola. Até o Brasileiro Alisson, que trabalha pouco até aqui no Mundial, pegou duas das três bolas que foram na direção do gol canarinho. A terceira foi o gol marcado pela Suíça na estreia.

Espanha