Topo

Rússia

Trem, aeroporto ou restaurante. Veja como russos comemoraram classificação

Felipe Pereira, Pedro Ivo Almeida, Marcel Rizzo, Danilo Lavieri e Marcus Mesquita

Do UOL, na Rússia

01/07/2018 14h41

A Rússia conseguiu a classificação às quartas de final depois de vencer a Espanha nos pênaltis nesse domingo (1) após empate por 1 a 1 no tempo normal. Considerada improvável por muitos, a chegada da seleção russa à próxima fase fez com que as ruas do país fossem tomadas por torcedores enrolados em bandeiras azuis, brancas e vermelhas.

- Veja os gols da partida entre Rússia e Espanha

UOL Esporte acompanhou desde horas antes do apito inicial, a concentração de torcedores espalhados por cidades da Rússia. A Fifa Fan Fest de Moscou ficou tão lotada que alguns torcedores relataram que foram proibidos de entrarem. Com falta de opção, torcedores buscam alternativas para assistir a para assistir ao jogo.

Russos comemoram na praça vermelha - UOL - UOL
Imagem: UOL

Não é tão fácil encontrar um local para acompanhar o jogo. Muitos restaurantes e bares nem estavam exibindo a partida em suas televisões, o que é muito comum nos estabelecimentos dos países que recebem a Copa do Mundo.

Os que estavam passando o jogo acumularam um enorme número de pessoas aflitas acompanhando o confronto entre russos e espanhóis. Quando a Espanha perdeu uma das cobranças, teve até adulto jogando criança para cima para comemorar.

Para aqueles que não conseguiram parar para acompanhar a partida, o celular ou uma televisão no meio do caminho serviu como a sala de casa para torcer. Quem estava no trem que viajava de Kazan para Moscou durante os 90 minutos teve que se virar para encontrar sinal de internet para assistir ao jogo. Os passageiros só conseguiram acompanhar as cobranças de pênalti e precisaram se apertar no corredor do vagão para acompanharem pela tela do telefone os quatro pênaltis russos estufarem as redes de De Gea.

Na sala de imprensa da seleção brasileira em Samara, onde o Brasil enfrenta o México na próxima segunda-feira (2), às 11h, as voluntárias se juntaram todas no mesmo canto e ficaram cantando e gritando. Alguns jornalistas saíram correndo pelos corredores. Deram um tiro de 100m. Foram para uma parte externa e ficaram pulando por alguns minutos. Depois voltaram gritando "Rússia". 

Quando Akinfeev pegou a batida de Iago Aspas, a festa tomou as ruas de Moscou, Kazan, São Petersburgo e Sochi. Motoristas se uniram em um grande buzinaço e tiveram outros que deixaram seus carros no meio das ruas para comemorarem com outros torcedores que estavam por ali. No aeroporto de Sochi, quem se preparava para viajar também participou da comemoração usando o grito que foi ecoado por todo o país: "Rússia, Rússia, Rússia".

Rússia