Topo

Copa 2018

Elogiado, Roth diz que M. Fernandes jogaria na seleção: "Olha o que temos"

Mário Fernandes vem se destacando na boa campanha da Rússia no Mundial - Ryan Pierse/Getty Images
Mário Fernandes vem se destacando na boa campanha da Rússia no Mundial Imagem: Ryan Pierse/Getty Images

Eduardo Carneiro e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

02/07/2018 04h00

Depois de ser lembrado com carinho por Mário Fernandes, brasileiro naturalizado russo que ajudou a seleção da casa a chegar às quartas de final da Copa do Mundo de 2018, o técnico Celso Roth, de 60 anos, retribuiu os elogios e disse até que o jogador de 27 poderia estar atuando pelo Brasil.

- Veja os gols da partida entre Rússia e Espanha
- Veja a tabela completa, as datas e as chaves das oitavas de final
- Simule os resultados e veja como ficam as quartas de final 
- NeymarS/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

Em meio à alegria pelo triunfo nos pênaltis contra a Espanha neste domingo (1), Mário Fernandes revelou que foi o antigo treinador o responsável por colocá-lo para atuar como lateral direito, nos tempos de Grêmio. “Sou grato a ele. Ele tem grande parcela (pelo sucesso)”, afirmou.

Ao UOL, Roth, sem clube desde o fim de 2016, relembrou o episódio. “O Mário jogou a Copa São Paulo de Futebol Júnior no São Caetano, atuando como zagueiro do lado direito, e se destacou, passando bem e defendendo bem. Acabou oferecido para as categorias de base do Grêmio, e eu dei o ok”, afirmou.

Quando Mário Fernandes chegou a Porto Alegre, no entanto, o time Sub-20 gremista estava em viagem, disputando a Taça BH. Assim, ele acabou incorporado aos profissionais. “Fez dois treinos comigo e eu não liberei para voltar aos juniores”, disse Roth, explicando o motivo para ter mudado a posição do então jovem comandado.

“Como naquele tempo eu tinha muita opção de zagueiro no Grêmio e como o Mário tinha muita qualidade, eu o usei na lateral direita e ele foi muito bem. Foi tão bem que acabou sendo vendido para a Rússia. E ele está aí, felizmente para ele, se consagrando aí como um grande jogador da posição”.

Mário Fernandes trocou o Grêmio pelo CSKA Moscou em 2012. Um ano antes, gerou polêmica ao recusar uma convocação de Mano Menezes para defender a seleção brasileira contra a Argentina no Superclássico das Américas. Sem nunca mais ter chances no país natal, ele concluiu em 2016 o processo de naturalização russa e hoje é titular absoluto dos donos da casa no Mundial.

Celso Roth e Mário Fernandes brincam durante treino do Grêmio em 2011 - Carmelito Bifano/UOL - Carmelito Bifano/UOL
Celso Roth e Mário Fernandes brincam durante treino do Grêmio em 2011
Imagem: Carmelito Bifano/UOL

“Me lembro deste episódio em que ele acabou não se apresentando à seleção. Foi uma opção dele. O Mário pediu minha opinião e eu disse: ‘quem tem que se sentir bem na seleção é tu. É uma chance para poucos. Mas se tu não queres se apresentar por uma razão ou outra, e não me interessa qual... Se tu já esteve na seleção brasileira e não quer voltar, é tu que decide’”, disse Roth – Mário Fernandes nunca falou o motivo para não ter se apresentado, citando apenas “problemas particulares”.

E será que Mário Fernandes teria condições de ser titular do Brasil no Mundial da Rússia caso não tivesse se naturalizado? “Sem dúvida nenhuma”, respondeu Roth. “É só tu olhar. Tu olha o que nós temos e olha o Mário Fernandes”, completou – Fagner e Danilo são as opções da lateral direita para o técnico Tite (Daniel Alves foi cortado por lesão).

Para o experiente treinador, Mário Fernandes é “um jogador excepcional porque tem altura de zagueiro (1,89 m) e joga como lateral, com qualidade técnica muito grande e visão de jogo”.

Ele disse que não conversou com o ex-comandado desde que ele foi para a Rússia, mas segue na torcida. “Hoje ele me parece que está muito bem, muito feliz na Rússia junto com a família, muito bem economicamente, aquelas coisas todas”, concluiu.

Copa 2018