Topo

Copa 2018

Grandes marcas retiram apoio ao youtuber Cocielo após acusação de racismo

Youtuber é acusado de racismo pela web ao comentar arrancada de Mbappé - Reprodução/Twitter
Youtuber é acusado de racismo pela web ao comentar arrancada de Mbappé Imagem: Reprodução/Twitter

Ana Carolina Silva

Do UOL, em São Paulo

02/07/2018 21h50

Considerada racista por muitos internautas, a piada sobre o atacante Mbappé, da França, fez com que Julio Cocielo perdesse o apoio e o vínculo comercial que tinha com grandes marcas, como Adidas e Coca-Cola.

“A adidas é uma marca que repudia toda e qualquer tipo de discriminação. Portanto, decidimos suspender a parceria com o youtuber Julio Cocielo”, manifestou-se a marca de produtos esportivos em nota enviada ao UOL Esporte.

Responsável por algumas ações publicitárias com o youtuber no passado, a Coca-Cola também enviou nota e afirmou que não tem mais “qualquer ligação com Julio Cocielo e também não tem planos para futuras parcerias".

“O respeito à diversidade é um dos principais valores da nossa companhia. Em nossas campanhas, celebramos as diferenças e promovemos a união. Manifestações preconceituosas não são toleradas. Repudiamos qualquer forma de racismo, misoginia ou homofobia”, completa a Coca-Cola.

Em breve mensagem publicada no Twitter, a rede Submarino afirma que “repudia veementemente qualquer manifestação racista e tomará as providências necessárias”. Cocielo era um dos influenciadores envolvidos em campanha da loja virtual.

O banco Itaú informou que já retirou do ar o vídeo de uma propaganda para a Copa que tinha a participação de Cocielo, e disse que “repudia toda e qualquer forma de discriminação e preconceito", e espera "que o respeito à diversidade sempre prevaleça”.

Já deletado do Twitter, o comentário feito por Julio Cocielo durante a vitória da França sobre a Argentina dizia o seguinte: “Mbappé conseguiria fazer uns arrastão top na praia, hein”. Imediatamente após a publicação, os internautas se revoltaram.

A maioria questionou que o youtuber não teria feito a mesma associação se estivesse se referindo à velocidade de jogadores brancos. Em nota postada na mesma rede social, Julio Cocielo se posicionou horas depois da polêmica e pediu desculpa.

No entanto, usuários do Twitter encontraram mensagens antigas do youtuber com conotação racista. Em dezembro de 2013, por exemplo, Cocielo escreveu o seguinte: "O Brasil seria mais lindo se não houvesse frescura com piadas racistas. Mas já que é proibido, a única solução é exterminar negros".

Leia o posicionamento do youtuber:

"Bom, vamo lá! (sic) Hoje eu fiz um tweet sobre o Mbappé e a piada se referia à velocidade dele devido a um lance do jogo, nada além disso! O tweet foi interpretado de mil formas diferentes e gerou uma grande discussão. Decidi deletar pois nunca fui de entrar em polêmicas, mas já era tarde demais, tinha tomado uma proporção enorme... Pegaram alguns comentários antigos, de uns 8 anos arás, que eu já havia feito aqui no Twitter e tenho até vergonha! Cara, como eu falava m...

Na época, esses comentários infelizes tinham uma interpretação totalmente diferente de hoje, um momento delicado. Muitas vezes fui irônico, muitas vezes estava zoando entre amigos, muitas vezes só queria ser o engraçadão, e são coisas que eu nem lembrava de ter escrito... De qualquer forma, não existe justificativa, isso fez eu me sentir muito mal só de imaginar ter sido uma pessoa escrota.

Arrependido e APRENDIDO! Lição pra vida! Nunca mais se repetirá! Peço desculpas publicamente por ter ofendido inúmeras pessoas, e como eu sempre digo: meu sonho sempre foi alegrar e motivar todos a acreditarem nos próprios sonhos. Magoar alguém nunca foi minha intenção, quem conhece minha história ou convive comigo sabe como sou, e que jamais agiria desta forma! Vivendo e aprendendo! Não vou entrar em nenhuma discussão, assumo meu erro! Desculpa!"

Copa 2018