Topo

Japão

Japoneses superam fuso horário para acompanhar partida contra a Bélgica

Japoneses se reúnem em Tóquio para exibição pública de jogo contra a Bélgica  - TOSHIFUMI KITAMURA/AFP
Japoneses se reúnem em Tóquio para exibição pública de jogo contra a Bélgica Imagem: TOSHIFUMI KITAMURA/AFP

Do UOL, em São Paulo

02/07/2018 17h30

Quando a bola rolou para Bélgica e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo, era 3h da manhã em Tóquio, capital do país asiático. A diferença causada pelo fuso horário levou os japoneses a buscarem alternativas para aqueles que queriam se juntar para assistir ao confronto de mata-mata. De bares a exibições públicas, diversos torcedores se reuniram para acompanhar a derrota por 3 a 2 para os belgas nesta segunda-feira (2).

Clique aqui para ver os gols do jogo.

- Veja a tabela completa, as datas e as chaves das oitavas de final
- Simule os resultados e veja como ficam as quartas de final
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

Japoneses assistem a jogo em cinema - TOSHIFUMI KITAMURA/AFP - TOSHIFUMI KITAMURA/AFP
Imagem: TOSHIFUMI KITAMURA/AFP
Uma exibição pública em um cinema em Tóquio foi um dos locais que mais reuniu torcedores para apoiar a seleção japonesa. Com pessoas vestindo camisas azuis e rostos pintados em referência à bandeira do Japão, o local foi do êxtase à decepção coletiva com o gol sofrido no último minuto, que sacramentou a derrota e eliminação dos asiáticos do Mundial ao sofrer uma virada depois de abrir 2 a 0 no placar.

Japoneses se reúnem em bar para assistir a jogo contra a Bélgica - ISSEI KATO/REUTERS - ISSEI KATO/REUTERS
Imagem: ISSEI KATO/REUTERS
Outros torcedores da seleção preferiram se reunir em bares que, apesar do horário da partida, adaptaram o expediente para atender os clientes que compareceram para assistir ao jogo. Em meio a garrafas e copos de bebidas, os presentes sofreram até o último instante no apoio aos "Samurais Azuis".

Apesar de ser considerada uma "zebra" no confronto contra os belgas, os japoneses contavam com um sentimento de otimismo antes da partida - aumentado ainda mais quando a seleção abriu 2 a 0 no início do segundo tempo. Antes do jogo, diversos torcedores compravam acessórios para torcer ao longo da madrugada. 

A partida deu indícios de que teria um final feliz para o Japão, que buscava a sua primeira classificação às quartas de final de um Mundial. Após um primeiro tempo equilibrado, a equipe asiática conseguiu vantagem com gols de Genki Haraguchi e TakashiInui. Em Tóquio e outros pontos do país, os torcedores já vislumbravam uma vaga na próxima fase quando Vertonghen, Fellaini e Chaidli acabaram com as expectativas.

Com a derrota, o Japão se despede da competição com uma campanha que teve uma vitória (contra Colômbia), um empate (contra Senegal) e duas derrotas (para Polônia e Bélgica). Foi a terceira vez na história das Copas que os japoneses caíram nas oitavas de final - antes disso, eles haviam sido eliminados no primeiro mata-mata em 2002 e 2010.

Já a Bélgica avança às quartas de final e vai enfrentar o Brasil na próxima sexta-feira (7). A partida será realizada às 15h (horário de Brasília), na Arena Kazan.

Japão