Topo

Argentina

Jornal: Sampaoli resiste, mas demissão é inevitável na Argentina

O técnico Jorge Sampaoli durante o jogo entre Argentina e Nigéria - Richard Heathcote/Getty Images
O técnico Jorge Sampaoli durante o jogo entre Argentina e Nigéria Imagem: Richard Heathcote/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/07/2018 08h10

Depois da eliminação da Argentina nas oitavas de final da Copa do Mundo, agora é hora de começarem as especulações sobre qual será o futuro do técnico Jorge Sampaoli. Ele fica ou será demitido? De acordo com a imprensa argentina, o futuro do treinador não será à frente da bicampeã mundial.

- Veja a tabela completa, as datas e as chaves das oitavas de final
- Simule os resultados e veja como ficam as quartas de final
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

Segundo o jornal Olé, “a liderança (da Associação de Futebol Argentino – AFA) quer que Sampaoli se afaste, mas o treinador resiste. Se eles não o demitem, é por causa da cláusula de rescisão, embora, em Buenos Aires, eles digam que o ciclo acabou”.

“Ninguém está feliz com ele, e eles se sentem decepcionados, acham que ele não deu o que poderia dar, que não mostrou o que todos queriam voltar a ver – nem mais, nem menos do que a equipe que conseguiu conquistar o primeiro título internacional do Chile, contra a Argentina”, diz a publicação, lembrando da conquista da Copa América de 2015, quando Sampaoli comandava a seleção chilena.

O jornal ainda publicou que nenhuma reunião foi realizada entre o técnico e a cúpula da AFA após a eliminação na Rússia. O encontro ficará para Buenos Aires, onde “os líderes dirão ao treinador o que pensam o que esperam dele: afastar-se mesmo com o abismo que está à frente e a falta de um candidato sério para substituí-lo”, mas um fator importante é a multa de rescisão. O contrato de Sampaoli prevê o pagamento de 20 milhões de dólares (cerca de R$ 77,5 milhões) em caso de demissão antes da Copa América de 2019.

Já outro jornal da Argentina, o Clarín, até listou nomes para ocuparem o lugar de Sampaoli na seleção argentina. De acordo com a publicação, o favorito do presidente da AFA, Claudio Tapia, é Diego Simeone, mas o treinador do Atlético de Madri já disse várias vezes que este não é o momento.

Outro nome é o de Mauricio Pochettino, que renovou com o Tottenham pouco antes da Copa do Mundo da Rússia. Por fim, Marcelo Gallardo também foi apontado, mas ele prorrogou seu vínculo com o River Plate no começo deste ano. O Clarín ainda faz uma pergunta: “será o cenário ideal para Ricardo Gareca, que fez uma grande campanha com o Peru?”.

Argentina