Topo

Espanha

Sergio Ramos desabafa após eliminação espanhola: "Instabilidade não é boa"

Sergio Ramos lamenta eliminação da Espanha na Copa - Xinhua/Wu Zhuang
Sergio Ramos lamenta eliminação da Espanha na Copa Imagem: Xinhua/Wu Zhuang

Do UOL, em São Paulo

02/07/2018 11h03

Um dia depois da eliminação da Espanha da Copa do Mundo da Rússia, o capitão da seleção espanhola, Sergio Ramos, publicou em seu Instagram um texto de desabafo. A Espanha empatou por 1 a 1 com a Rússia no tempo normal e na prorrogação, mas perdeu por 4 a 3 nos pênaltis.

Veja a tabela atualizada, com os resultados das oitavas de final
Matar ou morrer: Copa do Mundo é estreia de Brasil de Tite em mata-mata
Sem 'parças', Coutinho carrega Brasil em silêncio e esquece até do penteado

Ramos escreveu sobre a demissão do técnico Julien Lopetegui, mandado embora dias antes da estreia da Espanha no Mundial. O capitão afirmou que os jogadores deixaram tudo em campo, “até a última gota de suor, o último pedaço de energia e bravura”.

Além da crítica à Federação Espanhola, Sergio Ramos lamentou a despedida de Iniesta da seleção e disse que o momento é de “chorar, aprender, levantar, crescer e seguir lutando”.

Confira o texto de Sergio Ramos no Instagram em tradução livre.

“Hoje termina a nossa temporada e como todo mundo, eu faço um balanço. Não pense que não analisamos as coisas e não somos conscientes dos nossos erros e acertos. Nós fazemos, e mais pelo peso que tem no humor de todos aqueles que nos seguem e nos apoiam. Vivemos com ilusão e com enorme responsabilidade.

Com o Real Madrid foi uma temporada com sombras, é verdade, e com uma ótima luz. As competições domésticas nos engasgaram, mas ganhar a Liga dos Campeões pela terceira vez consecutiva foi uma conquista histórica.

A despedida de Zidane foi uma sobremesa amarga, mas todos estão livres para tomar suas decisões. Infinita gratidão ao nosso treinador.

Foi a vez da seleção espanhola. Um desafio imenso e emocionante que enfrentamos com toda a energia do mundo. E quando ainda não havíamos estreado, aconteceu algo que não esperávamos. Não vou valorizar atos ou decisões, mas a instabilidade nunca é uma boa companhia.

Mesmo assim, mantivemos a coesão, a força do grupo, a energia de um grupo de colegas e amigos, mas a verdade é que passamos de mais para menos. E mesmo que muitos pensem que poderíamos ter feito mais, não sabíamos como fazer mais. Nós deixamos no gramado até a última gota de suor, o último pedaço de energia e bravura. Nós não fizemos como deveríamos, mas sem dúvida nós tentamos até o fim sempre.

Aceitamos todos os comentários e críticas, mas não podemos esquecer que vencer é quase uma casualidade, porque todos perdem, menos um. Somente aquele capaz de se recuperar, persistir e insistir até o esgotamento tem a oportunidade da glória, o título. É precisamente isso, a grande dificuldade, que eleva as vitórias e as transformam em marcos, em lendas.

Não mancharemos toda uma trajetória por alguns tropeços próprios da nossa profissão, nosso esporte, nossa vida. Infelizmente, na maioria das vezes você não vence, mas perdedor é aquele que se deixa vencer antes que o vençam, aquele que abaixa os braços na tempestade, aquele que vira as costas para a dificuldade.

Poderíamos fazer melhor, deveríamos ter feito melhor, mas não só não tenho vergonha, tenho orgulho de ser o capitão dessa enorme seleção.

E dito isso, um lembrete especial para um companheiro e amigo em aventuras e desventuras, que nos fez sentir algo que nunca imaginamos. Iniesta, foi um prazer andar nesta estrada com você. Como eu disse ontem, eu gostaria que você pudesse ter uma melhor lembrança da sua despedida.

Se quer pensar em fracasso, está livre para fazer. Nós preferimos pensar que é uma nova oportunidade para chorar, aprender, levantar, crescer e seguir lutando.

Nós faremos isso, com certeza".

(2/2) Y llegó el turno de la @sefutbol. Un reto inmenso, apasionante que afrontábamos con toda la energía del mundo. Y cuando aún no habíamos debutado, sucedió algo que no esperábamos. No voy a valorar los actos ni las decisiones, pero la inestabilidad nunca es buena compañera. Aun así mantuvimos la cohesión, la fuerza del grupo, la energía de un conjunto de compañeros y amigos, pero lo cierto es que hemos ido de más a menos. Y aunque muchos penséis que podríamos haber hecho más, no supimos hacer más. Porque nos dejamos sobre el verde hasta la última gota de sudor, el último ápice de energía y bravura. No lo habremos hecho como debíamos, pero sin duda lo intentamos hasta el final siempre. Aceptamos todos los comentarios y críticas, pero no olvidemos que ganar es casi una casualidad, porque perder pierden todos, menos uno. Solo aquél capaz de recuperarse, persistir e insistir hasta la extenuación tiene la oportunidad de levantar la gloria, el título. Es precisamente eso, la gran dificultad, la que encumbra las victorias y las convierte en hitos, en leyenda. No emborronemos toda una trayectoria por unos tropiezos propios de nuestra profesión, nuestro deporte, nuestra vida. Lamentablemente, la mayoría de veces no se gana, pero perdedor es aquel que se vence antes de que lo venzan, el que baja los brazos en la tormenta, el que da la espalda a la dificultad. Pudimos hacerlo mejor, debimos hacerlo mejor, pero no solo no me avergüenzo, me enorgullezco de ser el capitán de esta enorme selección. Y dicho esto, un recordatorio especial para un compañero y amigo en aventuras y desventuras, que nos hizo sentir aquello que nunca imaginamos. @andresiniesta8 , ha sido un placer recorrer este camino contigo de rojo. Como dije ayer, me hubiera gustado que te hubieras podido llevar un mejor recuerdo de tu despedida. Si queréis pensar en fracaso, sois libres de hacerlo. Nosotros preferimos pensar que es una nueva oportunidad para llorar, aprender, levantarse, crecerse y seguir batallando. Lo haremos, eso seguro.

Uma publicação compartilhada por Sergio Ramos (@sergioramos)

em

Espanha