Topo

Tite impede respostas de Neymar a Osorio, mas atacante rebate críticos

Danilo Lavieri, Dassler Marques, Felipe Pereira, João Henrique Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone

Do UOL, em Samara (Rússia)

02/07/2018 13h58

Tite interveio durante a entrevista coletiva de Neymar, após a vitória por 2 a 0 da seleção brasileira sobre o México, nesta segunda-feira (2). O atacante foi questionado sobre as declarações do técnico Juan Carlos Osorio, que afirmou que a partida foi marcada por simulações e problemas com a arbitragem.

- Brasil disputa vaga nas semifinais às 15h de 6ª; veja tabela das quartas
- Neymar faz o que CR7 e Messi não fizeram e passa Garrincha
- Osorio dá 1º golpe, mas Tite vence duelo no banco de reservas

"Dá licença. As hierarquias se mantêm. Técnico fala com técnico, jogador com jogador, direção com direção. Depois eu respondo isso", disse Tite, interrompendo a entrevista coletiva de Neymar.

Quando a palavra passou para o treinador, ele argumentou com base nas imagens do lance. “Eu não vou responder ao Osorio. Eu vi o lance. Todos que me assistem podem tirar a própria conclusão. Contra a imagem, a gente não discute”.

A polêmica aconteceu no segundo tempo. Em uma jogada na região do meio de campo, Layún deu um pisão em Neymar, com o jogador no chão, fora das quatro linhas, na lateral. Foi possível ver o árbitro mexendo no fone que usa para conversar com seus auxiliares. Em seguida, ele optou por não punir o mexicano.

Neymar cai na lateral após disputa de bola com mexicanos - Getty Images - Getty Images
Tite observa lance de pisão em Neymar que gerou polêmica com Osorio
Imagem: Getty Images

Em sua entrevista coletiva, Osorio detonou Neymar e afirmou que futebol “é um esporte de homens”. O treinador do México afirmou, ainda, que a possível simulação do atacante é um “péssimo exemplo para o mundo”.

“É um péssimo exemplo para o mundo do futebol e para todas as crianças que estão acompanhando. Futebol é um esporte forte, esporte de homens. E não se deveria perder tanto tempo assim com um jogador só. Foram quatro minutos”, disparou.

Durante a entrevista coletiva, Tite afirmou que Neymar está melhorando na postura com a arbitragem em campo e defendeu que o jogador mantenha os dribles durante a partida.

“Neymar está melhorando nesse aspecto. Tem que ficar focado. Quando se gasta energia em outras situações que não seja jogar, você perde o foco. Ele gosta de jogar, gosta do drible, às vezes tem incompreensão dos adversários porque é muito ágil, rápido. É pecado driblar no último terço? Buscar jogada individual? Ao mesmo tempo procuram tirar foco dele, por isso eu disse que nós falamos de arbitragem, para outros técnicos. A responsabilidade dele é jogar, felizmente ele está entendendo e acatando”, disse Tite.

Questionado mais uma vez sobre o pisão de Layún em Neymar, Tite reiterou que não é função do atacante reclamar da arbitragem. “Neymar joga bola. Não pisa, e pisaram nele. Eu estava do lado, e vi de novo pela televisão. Não precisa falar, é só olhar. Ele tem que jogar bola, eu falo, a direção fala, o árbitro apita. Cada um faz a sua e vamos embora”.

Neymar rebate críticos

Neymar e Paulinho comemoram primeiro gol do Brasil diante do México - Dan Mullan/Getty Images - Dan Mullan/Getty Images
Neymar diz que tem adotado o silêncio contra polêmicas na Copa
Imagem: Dan Mullan/Getty Images

Mesmo tendo sido impedido por Tite de responder sobre Osorio, Neymar foi questionado sobre as críticas que tem sofrido durante a Copa do Mundo. Em sua resposta, o atacante afirmou que optou por não dar entrevistas para não criar polêmicas.

“Eu não ligo muito para críticas, às vezes nem mesmo para o elogio. Isso pode influenciar a cabeça do atleta. Nesses últimos dois jogos eu não falei com a imprensa porque eu não queria polêmica, tem muita gente falando, uns se alteram, não sei se querem aparecer. Eu só tenho que jogar futebol, ajudar minha equipe. Eu vim para ganhar, não para outra coisa”, respondeu.

A vitória de 2 a 0 sobre o México colocou a seleção brasileira nas quartas de final da Copa do Mundo. A equipe de Tite espera o vencedor de Bélgica e Japão na próxima fase.