Topo

Espanha

TV espanhola: Diego Costa tentou convencer Hierro a não deixar Koke bater

Diego Costa e Fernando Hierro conversam depois de a Espanha ser eliminada - Carl Recine/Reuters
Diego Costa e Fernando Hierro conversam depois de a Espanha ser eliminada Imagem: Carl Recine/Reuters

Do UOL, em São Paulo

02/07/2018 15h48

Substituído ainda no segundo tempo, Diego Costa teria feito campanha para que o meia Koke não batesse pênalti nas oitavas de final da Copa do Mundo. Não foi ouvido pelo técnico Fernando Hierro e acabou vendo o colega de equipe no Atlético de Madrid desperdiçar sua cobrança contra a Rússia.

Jornal reprova maior parte da seleção espanhola; só um é elogiado
Sergio Ramos desabafa após eliminação espanhola: "Instabilidade não é boa"
Espanha vai se reconstruir sem pilares ou técnico e com tiki-taka criticado

A polêmica foi levantada pelo canal espanhol Deportes Cuatro, que analisou imagens e fez leituras labiais do momento em que eram definidos os batedores. A gravação mostra Diego Costa se aproximando do técnico e falando algo para Sergio Ramos e Carvajal. Em seguida, Hierro teria dito ao atacante: "Koke está bem".

Koke chega na rodinha de conversa, aparentemente incomodado, e joga uma garrafa de água no chão, fazendo gesto de como quem diz: "Está louco?". Sérgio Ramos pergunta, na interpretação do canal, se Koke quer bater, e o meia responde que sim.

Diego Costa continua por perto e fala ao pé do ouvido de Hierro e, depois, do goleiro Reina. Quando Koke passa por ele, os dois não se falam. Para o Deportes Cuatro, Diego estava tentando convencer Hierro a não escalar Koke para cobrar. 

O meia foi o terceiro a bater e, tão logo Akinfeev fez a defesa, Diego Costa se vira para onde está Fernando Hierro, esperando para fazer um comentário. Quando o treinador enfim olha de volta, o atacante parece dizer: "eu avisei".

Além de Koke, Iago Aspas também desperdiçou sua cobrança. Foi exatamente o atacante do Celta de Vigo quem substituiu Diego Costa no segundo tempo da partida. 

Espanha