Topo

Copa 2018

Ídolo inglês, Lineker se contradiz ao comentar lances de Henderson e Neymar

Inglês Jordan Henderson vai ao chão após se envolver em confusão com rival colombiano - AFP PHOTO / YURI CORTEZ
Inglês Jordan Henderson vai ao chão após se envolver em confusão com rival colombiano Imagem: AFP PHOTO / YURI CORTEZ

Do UOL, em São Paulo

03/07/2018 16h41

O comentarista e ex-atacante da seleção inglesa Gary Lineker entrou em contradição nesta terça-feira (3) durante a partida entre Colômbia e Inglaterra, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Isso porque o ex-jogador se revoltou com a arbitragem ao comentar um lance envolvendo o meia inglês Jordan Henderson.

Clique aqui e veja os gols da partida.

- Veja a tabela completa, as datas e as chaves das oitavas de final
- Simule os resultados e veja como ficam as quartas de final
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

Aos 40 minutos do primeiro tempo, o volante Barrios levou cartão amarelo por uma suposta agressão ao capitão inglês. Lineker deu a entender que acreditava que o lance era para cartão vermelho.

"Cartão amarelo por uma cabeçada? Só pode estar brincando", escreveu o ídolo inglês no Twitter.

Herderson leva cabeçada de adversário na partida entre Inglaterra  e Colômbia - Reprodução/SporTV - Reprodução/SporTV
Imagem: Reprodução/SporTV
Lineker ficou descontente com a decisão da arbitragem mesmo após as imagens da transmissão mostrarem que o jogador levou as mãos ao rosto depois do adversário encostar a cabeça no seu peito. O ex-atacante, no entanto, ignorou a simulação do compatriota.

A postura de Gary Lineker é bastante diferente da adotada por ele próprio ao comentar os lances envolvendo o atacante Neymar na partida entre Brasil e México. Após o camisa 10 da seleção brasileira receber um pisão do adversário, o ídolo inglês ironizou as reclamações e sugeriu que o brasileiro estava fingindo a dor.

"Neymar tem a menor tolerância a dor entre os jogadores da Copa do Mundo desde o início dos levantamentos estatísticos da Opta", disse, citando uma empresa especialista em estatísticas de futebol.

Lineker não foi o único britânico a "mudar de opinião" ao se pronunciar sobre os lances de Henderson e Neymar. Na última segunda-feira (2), o ator Matthew Lewis, famoso por protagonizar os filmes da série Harry Potter, causou polêmica nas redes sociais ao chamar o atacante brasileiro de "patético" pelas supostas simulações contra os mexicanos. Já nesta terça, porém, ele julgou que a "agressão" sofrida pelo capitão da Inglaterra era passível de expulsão.

"Era definitivamente para cartão vermelho", escreveu o ator em uma conversa com outro usuário.

Vale lembrar que, historicamente, os ingleses são conhecidos por repudiar simulações em campo. Os torcedores costumam reagir com vaias quando um jogador se atira em campo para tentar induzir a arbitragem a marcar uma falta.

Lineker toma resposta de apresentador do SporTV

A crítica do ex-jogador da seleção inglesa a Neymar motivou o apresentador Felipe Andreoli, do canal SporTV, a responder. “E agora, Lineker? Fala do Henderson”, escreveu. “Os dois mereciam cartão vermelho em minha opinião”, contemporizou o inglês. Andreoli foi em frente argumentando que “todos tentam mostrar ao árbitro quando são agredidos, e que não é diferente com Neymar”. Lineker caçoou dizendo que o camisa 10 “é o melhor” nas atuações.

Copa 2018