Topo

Espanha

Iniesta e parte do elenco da Espanha não queriam Diego Costa, diz jornal

Diego Costa marcou 3 gols no Mundial; parte do elenco queria Iago Aspas no ataque - Javier Etxezarreta/EFE
Diego Costa marcou 3 gols no Mundial; parte do elenco queria Iago Aspas no ataque Imagem: Javier Etxezarreta/EFE

Do UOL, em São Paulo

03/07/2018 08h43

Titular da seleção da Espanha no Mundial da Rússia, o atacante Diego Costa não contava com o apoio de parte do time. O suposto racha foi apresentado pelo jornal “El País” nesta terça-feira. Segundo a publicação, um grupo de atletas, que incluía Andrés Iniesta, pressionou o então treinador da seleção, Julen Lopetegui, a escalar Iago Aspas na vaga do brasileiro naturalizado.

- Veja a tabela completa, as datas e as chaves das oitavas de final
- Simule os resultados e veja como ficam as quartas de final
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

A Espanha caiu nas oitavas da Copa após derrota nas penalidades contra a Rússia. Diego Costa terminou a competição com três gols marcados.

O pedido do grupo contrário a Diego Costa teria sido feito antes da Copa do Mundo. O descontentamento já existiria desde o começo do ano.

O jornal diz ter apurado que Iniesta, junto com Busquets e David Silva, entraram em contato com Lopetegui meses antes da Copa para externarem a preferência por Iago Aspas.

Esses jogadores vibraram quando Aspas atuou no amistoso vencido por goleada pela Espanha contra a Argentina por 6 a 1, em março. Na ocasião, Diego Costa se recuperava de lesão.

Mas a ala contrária a Diego Costa teve notícia ruim quando Lopetegui iniciou os trabalhos para o Mundial, em maio. O ex-treinador recolocou o brasileiro naturalizado entre os titulares.

Com a queda de Lopetegui a dois dias do início da Copa, alguns jogadores entenderam que convenceriam Fernando Hierro a trocar o ataque. Mas Hierro manteve a base montada pelo treinador anterior.

Segundo o jornal, os críticos de Diego Costa alegavam que o atacante teve muitas chances na seleção, mas jamais provou seu valor no elenco. Em contrapartida, outras estrelas da Espanha sofreram fortes cobranças internas por desempenho irregular.

“Nenhum futebolista gozou de mais tempo para se moldar ao sistema de jogo oferecendo pouco. A ninguém foi concedida a mesma prerrogativa para recuperar seu nível”, apresentou o El País, resumindo o suposto descontentamento dos atletas com Diego Costa.

Espanha