Topo

Jornal inglês detona Neymar: "Mergulhador, falso e constrangedor"

Miguel Layun discute com Neymar na lateral de campo; ação do brasileiro gerou críticas do jornal inglês - Getty Images
Miguel Layun discute com Neymar na lateral de campo; ação do brasileiro gerou críticas do jornal inglês
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/07/2018 09h20

A atuação de Neymar contra o México segue repercutindo na mídia europeia. As críticas contra a postura do craque brasileiro em relação às faltas sofridas ganharam força nesta terça-feira, com artigo publicado pelo Daily Mail. O jornal inglês classifica a exibição do camisa 10 da seleção como “constrangedora”.

Neymar amarela 8 rivais e apanha sem parar dentro e fora de campo
Mexicanos se irritam com Neymar após eliminação: "Só chegar perto e grita" 
Famosos e torcedores invadem perfil de rival que pisou em Neymar
NeymarS/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

“Um mergulhador, um falsário e um constrangedor. Neymar deveria pegar esta Copa do Mundo pelo pescoço e liderar o Brasil, mas seu drama risível deixa todos nós irritados”, escreveu a publicação.

“Neymar foi ridicularizado pelo seu mergulho extravagante contra o México na segunda-feira. A superestrela brasileira recebeu críticas por sua atuação neste verão. Ele mergulhou, exagerou e até tentou enganar os árbitros. Para alguém com tanto talento, isso é irritante para os fãs”, acrescentou.

A crítica do Daily Mail tem como base a reação de Neymar após sofrer um pisão do mexicano Layún, fora de campo, durante o segundo tempo da vitória brasileira por 2 a 0 sobre o México.

No lance, Layún, que já se estranhara com o camisa 10 brasileiro logo no início da etapa final, pisou no tornozelo de Neymar, enquanto o atacante estava no chão. Imediatamente após o ato, o jogador da seleção pentacampeã mundial se contorceu de dor.

USA Today: Neymar é "embaraçoso para o futebol"

O jornal norte-americano “USA Today” também fez críticas a Neymar. A publicação exaltou as qualidades do brasileiro, porém ponderou que todos esses atributos vêm acompanhados de um “gigante mas”.

“O ‘mas’ é a coisa que faz Neymar, por todo seu brilhantismo, um grande pé no saco”, escreveu o jornalista Martin Rogers, que falou sobre um possível exagero de Neymar em suas quedas.

“É naquilo onde ele dá um grito horripilante que aponta um perigo mortal. Ou se contorce no chão como se seus órgãos estivessem desligando e acabando com suas capacidades normais. Tudo isso apenas para encontrar-se, momentos depois, de pé e correndo a toda velocidade. Um recém-chegado ao esporte deve se impressionar com a capacidade de recuperação de Neymar”, acrescentou o repórter do “USA Today”.

The Guardian: Neymar precisa crescer

O jornal britânico “The Guardian” recordou uma série de episódios para dizer que a forma de agir de Neymar é porque o brasileiro sempre conseguiu tudo o que queria. Um dos exemplos foi a demissão do técnico Dorival Júnior do Santos, em 2010, quando o treinador decidiu punir o atual camisa 10 da seleção brasileira por ele ter feito birra ao não ser receber a permissão de bater um pênalti.

“O brasileiro tem sido fortemente criticado por sua reação ao ser pisoteado pelo mexicano Miguel Layún, mas talvez não seja de admirar seu egocentrismo, porque ele sempre conseguiu o que queria”, escreveu o jornalista Ed Aarons.

Capas de jornais pelo mundo exaltam Neymar

Se os artigos de alguns jornais importantes pelo mundo criticaram o camisa 10 do Brasil, não faltaram elogios a Neymar em boa parte das capas de diversos periódicos nesta terça-feira.

Publicações na Espanha, França e até Argentina ressaltaram o papel decisivo do atacante contra o México. Com um gol e a participação direta no segundo, anotado por Roberto Firmino, o jogador do PSG recebeu elogios pela atuação.