Topo

Inglaterra

Kane é decisivo e iguala marca de único artilheiro inglês na Copa do Mundo

Kane comemora o gol marcado na partida contra a Colômbia; depois ele converteu pênalti na decisão - John Sibley/Reuters
Kane comemora o gol marcado na partida contra a Colômbia; depois ele converteu pênalti na decisão Imagem: John Sibley/Reuters

Marcel Rizzo e Rodrigo Mattos

Do UOL, em Moscou

03/07/2018 18h01

Se a Colômbia não podia contar com James Rodriguez, a Inglaterra tinha em campo seu melhor jogador: Harry Kane. Isso fez toda a diferença. O centroavante atuou dentro e fora da área para criar jogadas e fez o gol inglês na classificação diante da Colômbia - empate por 1 a 1 e vitória nos pênaltis -, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Ele atingiu a marca de seis gols que iguala Gary Lineker, único inglês artilheiro em um Mundial, da Copa de 1986.

Clique aqui e veja os gols da partida.

E se fosse o Neymar? Encenação de jogador inglês revolta 
- Simule os resultados e veja como ficam as quartas de final
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador do Brasil

Já no início era claro o quanto seria essencial para a Colômbia marcar Kane em cima, principalmente nas bolas paradas. O técnico José Pekerman instruiu Carlos Sanchéz para ficar em cima do centroavante.

Na primeira bola na área eles já se embolaram e caíram. Não houve falta, mas ficava claro que a disputa seria dura. Pouco depois, Trippier conseguiu um cruzamento da direita e Kane, sem ângulo, mandou por cima de cabeça. 

A marcação colombiana era dura no meio de campo, o que dificultava as ações inglesas, embora o time europeu tivesse o domínio das ações. Ao perceber isso, Kane recuou até antes do meio de campo. E foi em uma tabela dele, bem armada, que a Inglaterra obteve uma falta perigosa perto da área, desperdiçada por Trippier.

No segundo tempo, de novo na área, Kane ganhava a frente de Sanchez em uma bola parada e o colombiano derrubaria o inglês. O juiz marcou pênalti, os colombianos pediram a atuação do árbitro de vídeo, mas o árbitro Mark Geiger avisou que tinha consultado e mantinha sua posição. 

Bem concentrado, de olho na bola, Kane bateu firme no meio do gol enquanto o goleiro Ospina se deslocava. Foi sua terceira cobrança na Copa, todas com perfeição. Até o final da partida Kane estava atrás ajudando, mas a bola de Yarry Mina entrou no outro ângulo do outro poste nos acréscimos, levando a partida para a prorrogação. 

Na disputa de pênaltis, Kane foi preciso ao cobrar no canto. Foi sua quarta penalidade na Copa, todas batidas sem chance para o goleiro. Emocionado, o artilheiro se agachou e socou o chão diversas vezes aos gritos.

Inglaterra