Topo

Copa 2018

Alvo de críticas por Inglaterra x Colômbia, árbitro coleciona polêmicas

Carlos Sanchez, da Colômbia, e Harry Kane, da Inglaterra, durante conversa com o juiz da partida Mark Geiger - REUTERS/Christian Hartmann
Carlos Sanchez, da Colômbia, e Harry Kane, da Inglaterra, durante conversa com o juiz da partida Mark Geiger Imagem: REUTERS/Christian Hartmann

Do UOL, em São Paulo

04/07/2018 14h04

A arbitragem do norte-americano Mark Geiger na eliminação da Colômbia para a Inglaterra nos pênaltis, depois do empate por 1 a 1, rendeu reclamações de jogadores colombianos e até mesmo de Diego Maradona.

Brasil disputa vaga nas semifinais às 15h de 6ª; veja tabela das quartas
Neymar faz o que CR7 e Messi não fizeram e passa Garrincha
Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

Essa não é a primeira polêmica envolvendo Geiger, que no Mundial já foi acusado pelo marroquino Noureddine Amrabat de pedir a camisa de Cristiano Ronaldo durante a partida entre Marrocos e Portugal ainda na fase de grupos.

“Ele [árbitro] ficou muito impressionado com Cristiano Ronaldo. Eu ouvi de Pepe que ele perguntou no primeiro tempo se poderia ficar com sua camisa. Do que estamos falando? Isso é Copa do Mundo, não é um circo", disse o meia.

A Fifa rapidamente negou a história e divulgou uma nota oficial sobre a reclamação de Amrabat. “Sr. Geiger é um exemplar profissional”, escreveu a Fifa.

Mark Geiger esteve na Copa do Mundo do Brasil em 2014 e apitou a vitória da França por 2 a 0 sobre a Nigéria nas oitavas de final. A partida ficou marcada pela entrada do francês Matuidi sobre o nigeriano Ogenyi Onazi, que fraturou a perna. Matuidi levou apenas o cartão amarelo.

A maior polêmica envolvendo o americano, no entanto, aconteceu em 2015. México e Panamá disputavam uma vaga na final da Copa Ouro e Geiger expulsou o panamenho Luís Tejada aos 25 minutos do primeiro tempo. Mesmo com um a menos, o Panamá marcou no segundo tempo e se classificaria para a final, mas o árbitro marcou um pênalti duvidoso para o México no fim do jogo. Na prorrogação, outro pênalti confuso para os mexicanos e revolta dos panamenhos.

A Concacaf emitiu uma nota oficial sobre o caso e afirmou que “Geiger aceitou que erros de arbitragem foram cometidos durante a partida e que isso afetou o resultado do jogo”. “Lamentamos essas circunstâncias, mas aceitamos que tais erros humanos são parte do jogo”, completou.

Nesta quarta-feira, o meia panamenho Gabriel Gómez postou em seu Twitter um vídeo da partida de 2015 e escreveu: “Não vou dizer nada”. Outro jogador que se manifestou na rede social foi o goleiro José Calderón Frías, que disse: “Este é um descarado”. 

Até mesmo o argentino Maradona se pronunciou sobre a arbitragem. “Estou emocionado, porque, quando falei com Infantino (presidente da Fifa) pela primeira vez, tudo mudou na Fifa: os ladrões estão saindo, tudo acabou, e hoje vi um roubo monumental em campo”, disse.

Copa 2018