Topo

Colômbia

Quatro anos depois, Zuñiga perdeu espaço e sofreu no futebol colombiano

Zuñiga deu joelhada em Neymar nas quartas de final da Copa de 2014 - Jamie McDonald/Getty Images
Zuñiga deu joelhada em Neymar nas quartas de final da Copa de 2014 Imagem: Jamie McDonald/Getty Images

Gustavo Setti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/07/2018 04h00Atualizada em 04/07/2018 13h30

Foi aos 41 minutos do segundo tempo de Brasil 2 x 1 Colômbia que Neymar levou uma forte joelhada de Zuñiga nas costas, sofreu uma fratura na terceira vértebra lombar e deu adeus à Copa do Mundo do Brasil ainda nas quartas de final. Quatro anos depois daquele 4 de julho de 2014, por onde anda o “carrasco” que tirou o camisa 10 brasileiro do restante do Mundial (e do 7 a 1 contra a Alemanha)?

- Brasil disputa vaga nas semifinais às 15h de 6ª; veja tabela das quartas
- Neymar faz o que CR7 e Messi não fizeram e passa Garrincha
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

Juan Camilo Zuñiga foi titular na lateral-direita da seleção colombiana em quatro dos cinco jogos da equipe na última Copa do Mundo e viu o próprio Neymar destoar do clima de revanchismo instaurado pela torcida, que chegou a ameaçá-lo em redes sociais e fez com que ele andasse com escolta policial.

Ainda em 2014, o brasileiro brincou e nomeou o colombiano para o desafio do balde de gelo. Zuñiga entrou na brincadeira e postou o banho gelado nas redes sociais. Um ano depois, tudo mudaria.

Durante a Copa América de 2015, Brasil e Colômbia se enfrentavam pelo Grupo B do torneio e os dois jogadores trocaram abraços e sorrisos antes da bola rolar. Quando o jogo começou, porém, a situação ficou tensa.

Zuñiga 1 - REUTERS/Ricardo Moraes - REUTERS/Ricardo Moraes
Neymar xingou Zuñiga em 2015
Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes

Neymar foi agarrado pelo colombiano, ficou com o nariz sangrando e disparou: “Camilo! Camilo! [Juan Camilo Zuñiga é o nome completo do colombiano] Depois me liga para pedir desculpas. Filho da p...”. O gesto foi uma ironia à ligação feita pelo lateral após o incidente nas quartas de final da Copa do Mundo. Aquela foi a última competição de Zuñiga pela seleção colombiana, e ele perdeu espaço com o técnico José Pékerman.

Atualmente com 32 anos, o lateral deixou o futebol europeu após dez anos, retornou no início de 2018 à Colômbia e defendeu o Atlético Nacional, clube que o revelou em 2002, no último semestre. Na Europa, Zuñiga fez sucesso na Itália, principalmente no Napoli, mas também teve passagens por Siena e Bologna, além do Watford, da Inglaterra.

Zuñiga Atlético - Gabriel Aponte/Vizzor Image/Getty Images - Gabriel Aponte/Vizzor Image/Getty Images
Zuñiga foi expulso no último jogo que disputou
Imagem: Gabriel Aponte/Vizzor Image/Getty Images

A volta ao time colombiano, para piorar, não foi das melhores. Afinal, o jogador sofreu com lesões nos dois joelhos e participou de apenas cinco jogos, todos ou saindo do banco ou sendo substituído quando titular.

No último, inclusive, Zuñiga foi expulso na final do Campeonato Colombiano e viu o Tolima ficar com o título nos pênaltis. Fora da Copa, ele aproveitou para viajar com a família nas férias e anunciou, nesta quarta-feira (4), em entrevista coletiva no Atlético Nacional, sua aposentadoria do futebol.

:blue_heart: Vacation mode :sunny:

Uma publicação compartilhada por :star2:MaRiA AnGeLiCa RiAñO :star2::princess::skin-tone-2: (@marian_2989)

em

Colômbia