Topo

Parças de Neymar se unem a "apóstolos" de Jesus e ampliam bonde da seleção

Gabriel Jesus e Neymar se abraçam no treino em Sochi, na preparação para a Copa da Rússia - Eduardo Knapp/Folhapress
Gabriel Jesus e Neymar se abraçam no treino em Sochi, na preparação para a Copa da Rússia Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress

Danilo Lavieiri, Dassler Marques, João Henrique Marques, Pedro Ivo de Almeida e Ricardo Perrone

Do UOL, em Kazan (Rússia)

04/07/2018 20h00

O carinho entre Neymar e Gabriel Jesus é bem representado pelos amigos da dupla, em Sochi, na Rússia. Durante a convivência nos quase 20 dias na cidade, as turmas que acompanham dois dos principais jogadores da seleção se uniram em festas, idas à praia e passeios pela cidade. Os “toiss”, do camisa 10, se aproximaram dos “apóstolos” do camisa 9, e engrossaram o "bonde" que acompanha o Brasil na Copa do Mundo.

- Brasil pega Bélgica às 15h de 6ª; veja tabela das quartas
- Plano B ganha força e abre leque para Jesus e Neymar
- Crítica nos tempos de Corinthians explica Tite e Neymar

A parceria harmoniosa entre as duas turmas soma, ao todo, mais de 20 amigos. Naturalmente separados por quilômetros de distância entre Paris e Manchester, os amigos conviviam esporadicamente em ocasiões especiais, como o aniversário de Neymar, uma ida a Sapucaí neste ano ou breves reuniões da seleção brasileira. Na Rússia, a cidade que serviu de "base" para a seleção é também um dos principais pontos turísticos do país-sede da Copa, e serviu como cenário para a união. 

No bonde de Jesus está um grupo mais de farra. Irmãos, primo, sobrinhos e grandes amigos de infância carregam o lema, criado por eles, de “Levar Peri ao Mundo”, referência ao bairro na zona norte de São Paulo (Jardim Peri) em que nasceram e foram criados com Gabriel Jesus.

O grupo diverte até mesmos os turistas na cidade com brincadeiras. Torcedores espanhóis, por exemplo, foram desafiados para uma pelada, com o gol feito por chinelos, na porta do hotel. Por lá, também já fizeram churrascada e samba. Na cidade, alugaram um pedalinho para passeio no rio. As brincadeiras do bonde de Jesus agradam os familiares dos outros jogadores, também sempre por perto.

O lado brincalhão e festivo dos “apóstolos” de Jesus foi, durante um bom tempo, a principal característica dos “toiss”. Atualmente, no entanto, os amigos de Neymar têm um comportamento mais empresarial. Em Sochi, o bonde do camisa 10 reserva até horas para promover ações comerciais. Hoje, duas grandes empresas patrocinam os parças e têm acordos que independem do jogador.

Alguns dos principais amigos de Neymar ainda cumprem outros trabalhos no estafe. O inseparável Gil Cebola atua como fotógrafo, e o irmão de consideração, Joclécio, é seu empresário. Muitos deles são registrados pela NJR Sports, a empresa comandada pela família do atacante do PSG.

Os “toiss” de Neymar aparecem em número cada vez maior ao longo da Copa do Mundo. A pedido do camisa 10, eles se instalaram em Moscou e começaram a Copa do Mundo com distância da concentração da seleção brasileira. A ideia do atacante de se fechar com o elenco, que predominava no início, aos poucos mudou e eles se aproximaram para o acompanhar nos momentos de folga.

Em Sochi, grupos de Neymar e Jesus ainda ganharam a companhia de amigos dos outros jogadores. Juntos, porém, os "toiss" e os "apóstolos" ganham pela maior agitação e volume. À parte da turma, as mães repetem a proximidade. Nadine, mãe de Neymar, e Vera Lúcia, de Gabriel Jesus, repetem os filhos e os amigos deles e também dividem momentos acompanhando a seleção.