Topo

Uruguai

'Asado' é o segredo: churrasqueiro ajuda Uruguai a relaxar na Copa do Mundo

Aldo Cauteruccio está na terceira Copa do Mundo como "chef" e churrasqueiro particular da seleção uruguaia - Divulgação/AUF
Aldo Cauteruccio está na terceira Copa do Mundo como 'chef' e churrasqueiro particular da seleção uruguaia
Imagem: Divulgação/AUF

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/07/2018 04h00

São quatro vitórias em quatro jogos e apenas um cartão amarelo na Copa do Mundo. Ao lado da Bélgica como os únicos times com 100% de aproveitamento na Rússia, o Uruguai chega fortalecido em campo e fora dele para a fase quartas de final contra a França. Longe das quatro linhas do gramado, mais precisamente na concentração em Nizhny Novgorod, a seleção celeste promove uma das suas maiores tradições para relaxar o elenco após as partidas: o tradicional churrasco.

Brasil disputa vaga nas semifinais às 15h de 6ª; veja tabela das quartas
Neymar faz o que CR7 e Messi não fizeram e passa Garrincha
Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

O ‘asado’ uruguaio tem a assinatura do chef Aldo Cauteruccio, 40 anos. Funcionário da Associação Uruguaia de Futebol há 14 anos, ele se tornou o churrasqueiro da seleção e praticamente um membro do elenco comandado por Óscar Tabárez. Na Rússia, o ‘asador’ particular está em sua terceira Copa do Mundo e destaca a importância deste evento para a equipe.

“A Copa do Mundo sempre representa um momento importante e de muita intensidade. Para os uruguaios, os momentos de churrasco são um espaço de tranquilidade e relaxamento. É uma tradição que disfrutamos muito e nos faz sentir em casa”, contou Cauteruccio, em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

“Sempre sonhei em estar em uma Copa do Mundo e em fazer parte disso, mas nunca imaginei estar dentro de um e viver tão intensamente”, acrescentou o churrasqueiro celeste há mais de uma década.

Cauteruccio elenco Uruguai - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Momento do churrasco é sagrado: todo o elenco se reúne e aprecia a arte de Cauteruccio
Imagem: Reprodução/Instagram

Churrasco no Uruguai é coisa séria. Tanto que Cauteruccio e a equipe de gastronomia da seleção uruguaia colocam o ‘asado’ na programação assim que assegurada a vaga para o Mundial. Foi assim na África do Sul, no Brasil e agora na Rússia. O chef cuida de todos detalhes para transportar o tradicional evento para onde quer que a delegação esteja.

“Tentamos que toda a carne seja uruguaia. Os cortes são magros, e só realizamos os churrascos nos momentos de descanso. É o momento ideal sempre. Tem que ser preparado na lenha, e não no carvão. A carne tem que ter qualidade e o evento na companhia de muitos amigos. Esse é o segredo do churrasco uruguaio”, comentou o churrasqueiro, que preferiu não revelar a quantidade de carne levada para Nizhny Novgorod.

Mas, afinal, qual o sabor da iguaria apreciada por Luis Suárez, Edinson Cavani e companhia. Segundo o chef uruguaio, a lenha traz uma carne mais defumada e muito mais saborosa. Uma dica para nós brasileiros, acostumados nos fins de semana a usarmos o carvão como matéria prima para acender a churrasqueira.

No tempero, apenas sal. “Você pode preparar molhos ou outras ‘salsas’ para se colocar com a carne pronta. Mas, na churrasqueira, use só sal. Apenas sal”, reforça.

Relação próxima com jogadores

Godin churrasco Uruguai Aldo Cauteruccio - Divulgação/AUF - Divulgação/AUF
Cauteruccio é querido pelos jogadores, que sempre fazem questão de marcá-lo nas redes sociais
Imagem: Divulgação/AUF

Os churrascos de Cauteruccio dominam as redes-sociais dos jogadores uruguaios. São stories e fotos no Instagram nos momentos de folga na Rússia, sempre com o perfil do churrasqueiro devidamente marcado. A relação próxima, mesmo como alfgo antigo, ainda é comemorada pelo profissional da cozinha celeste.

“Estar trabalhando para grandes figuras sempre abre portas, mas o mais importante é que os jogadores uruguaios sempre apoiam todos que estão trabalhando com eles. Sempre nos incentivam e nos fazem crescer”, declarou.

O churrasco uruguaio, aliás, se encontra em alta na Copa do Mundo. Além dos jogadores e da própria seleção, torcedores também aproveitaram o Mundial para divulgar o tradicional prato uruguaio na Rússia.

Um grupo de celestes pintaram uma enorme faixa escrita ‘asado y vino (churrasco e vinho)’ e sempre a posicionam atrás de um gol nos jogos da equipe de Óscar Tabárez.

Asado y vino Uruguai - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Faixa 'asado y vino' está presente em todos os jogos do Uruguai na Copa do Mundo
Imagem: Reprodução/Instagram

Motivo de orgulho para Cauteruccio, o responsável por transportar este símbolo uruguaio para as competições de Suárez, Cavani e cia. “Eu vi esta faixa [risos]. Isso resume em poucas palavras uma grande reunião de amigos no Uruguai."

Uruguai