Topo

Alvo de críticas de todo o planeta, Neymar está "seguro" em seu Instagram

Neymar acena para a torcida; jogador "blinda" seu Instagram e consegue evitar os críticos - Dan Mullan/Getty Images
Neymar acena para a torcida; jogador "blinda" seu Instagram e consegue evitar os críticos
Imagem: Dan Mullan/Getty Images

Caio Sini

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/07/2018 21h00

Desde a última segunda-feira, bater em Neymar virou uma espécie de febre mundial. As quedas do jogador foram criticadas por ex-jogadores, jornalistas, torcedores e viraram alvo de inúmeros memes ao redor do mundo. Na rede preferida do jogador, no entanto, nada disso entra. Como outros jogadores da seleção brasileira preocupados com a privacidade no Instagram, o camisa 10 do Brasil "fecha" sua conta a quem não é seu amigo e pode atuar na rede social sem o incômodo de ser xingado a todo tempo. 

- Brasil pega Bélgica às 15h de 6ª; veja tabela das quartas
- Plano B ganha força e abre leque para Jesus e Neymar
- Crítica nos tempos de Corinthians explica Tite e Neymar

Décima pessoa mais popular do planeta na rede social, com mais de 98 milhões de fãs, Neymar quase sempre tem menos de cem comentários em seus posts, muito pouco para quem atinge milhões em likes em cada publicação. Nos últimos meses, seu "recorde" foi 187 mensagens recebidas no desabafo feito após a vitória sobre a Costa Rica. 

A "escassez" de comentaristas tem data marcada no perfil do jogador. O último post aberto para qualquer internauta é de 14 de março, quando ele publicou uma foto na cadeira de rodas, logo após a operação no pé direito, prestando homenagem a Stephen Hawking, físico que havia morrido naquele dia. "Você tem que ter uma atitude positiva e tirar o melhor da situação na qual se encontra", escreveu Neymar, citando uma frase de Hawking. 

Ícone da ciência, ele sofreu com uma esclerose lateral amiotrófica, o que fez Neymar ser alvo de críticas por conta pela insensibilidade de uma suposta comparação. A partir dali, a caixa de comentários do astro de PSG e seleção brasileira nunca mais foi a mesma. 

A rede social oferece às páginas abertas ao público, como a do brasileiro, o recurso de limitar quais usuários podem comentar nas fotos e vídeos postados. O dono do perfil pode optar por restringir essa função às pessoas que ele segue, aos seus seguidores ou somente aos seus seguidores e as pessoas que elas seguem na rede social. Neymar, que segue 763 pessoas, parece ter optado por uma dessas opções. 

A foto publicada pelo jogador um dia após a vitória sobre o México, na última terça-feira (3), por exemplo, possui quase 3 milhões de curtidas, mas apenas 21 comentários, quase todos feitos por celebridades e amigos do jogador. Ao tentar deixar um recado, uma pessoa não autorizada receberá um aviso dizendo: "Os comentários nesta publicação foram limitados". Assim, Neymar só lê o que foi escrito por pessoas selecionadas por ele em sua rede social.

Entre os jogadores da seleção brasileira na Rússia, a opção pela limitação não é adotada pela grande maioria dos jogadores. Além do camisa 10, somente Alisson, Cássio, Danilo, Renato Augusto, Willian e Taison não têm sua caixa de recados aberta ao público em geral.

O veto, claro, permite que ele não sofra com invasões de críticos. Nos últimos dias, mesmo com todas as críticas que vem recebendo, Neymar pôde usar o Instagram com tranquilidade. Postou foto da seleção em campo, fez propaganda da nova chuteira e postou à vontade também nos stories. Vida mais dura teve Layún, mexicano que pisou sem bola no camisa 10 no jogo da última segunda. Sem o mesmo recurso na rede social, ele viu sua conta ser invadida por quem criticava sua agressão em campo e teve de vir a público pedir "respeito à família". 

Orgulho de fazer parte desse time

Uma publicação compartilhada por Nj neymarjr (@neymarjr)

em