Topo

Uruguai

Substituto de Cavani marcou mais gols no Espanhol do que Griezmann

Sem Cavani, Stuani deve formar o ataque uruguaio ao lado de Luís Suárez - Xinhua/Fei Maohua
Sem Cavani, Stuani deve formar o ataque uruguaio ao lado de Luís Suárez
Imagem: Xinhua/Fei Maohua

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/07/2018 20h00

Melhor jogador do Uruguai na Copa do Mundo de 2018, Edinson Cavani dificilmente estará em campo nesta sexta-feira, às 11h (de Brasília), diante da França, em Nizhny Novgorod, pelas quartas de final. A responsabilidade pela função, porém, deve ser preenchida à altura. O substituto viveu o “melhor ano de sua vida” em 2018.

Veja a tabela completa, as datas e as chaves das quartas de final
Simule os resultados das quartas de final 
Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

Christian Stuani tem 31 anos e é atacante do Girona, da Espanha. Nesta temporada, foram 21 gols em 33 jogos pelo Campeonato Espanhol, número que colocou o uruguaio em quinto lugar na artilharia espanhola, apenas atrás de Lionel Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Luis Suárez (Barcelona) e Iago Aspas (Celta de Vigo). Percebeu que uma das estrelas adversárias não aparece na lista? O francês Antoine Griezmann, titular absoluto do Atlético de Madri, terminou a Liga com dois gols a menos do que o uruguaio.

A marca goleadora de 2017-2018 também é a melhor de Stuani desde 2010, quando, com a camisa do Albacete, o uruguaio marcou 23 vezes em 41 aparições pela segunda divisão espanhola. A fase ajuda, mas o espaço na seleção é restrito e os gols são raros.

A última comemoração pela seleção ocorreu em 4 de setembro de 2015, na vitória por 1 a 0 em amistoso contra o Panamá. São apenas cinco gols em 42 jogos pelo país, mas ele conta com a confiança de Óscar Tabárez. A Rússia-2018 é o segundo Mundial consecutivo de Stuani por seu país. Ele é da mesma geração de Cavani e Suárez, apesar de ser um ano mais velho que os dois astros.

Stuani trabalhou entre os titulares ao lado de Suárez durante a semana. Até agora, ficou apenas 16 minutos em campo, contra Portugal, quando substituiu o lesionado Cavani.

Stuani Uruguai Copa do Mundo - Martin Bernetti/AFP - Martin Bernetti/AFP
Stuani (dir) trabalhou entre os titulares na ausência de Cavani e é o favorito a começar o jogo sexta
Imagem: Martin Bernetti/AFP

Autor de três gols na Copa do Mundo, Cavani sentiu um problema na panturrilha esquerda no segundo tempo do jogo contra Portugal e não treinou com o restante dos companheiros desde o início da semana. A presença do goleador é incerta, e Stuani surgiu como a primeira opção de Óscar Tabárez nas atividades táticas dos últimos dois dias.

A possibilidade se abriu, e a confiança adquirida pelo bom ano na Espanha serve como alento. Em uma Era dominada sem qualquer chance de concorrência por Cavani e Suárez, Stuani surge como alternativa para fazer história com o Uruguai, que pode voltar a uma semifinal de Copa do Mundo após oito anos.

Uruguai