Topo

Croácia

Devolva minhas fantasias: na Copa, até o KLB se diverte com o croata Vida

Domagoj Vida é sucesso nas redes sociais durante a Copa, mas trocadilhos são o grande destaque - Elsa/Getty Images
Domagoj Vida é sucesso nas redes sociais durante a Copa, mas trocadilhos são o grande destaque Imagem: Elsa/Getty Images

Emanuel Colombari

Do UOL, em São Paulo

06/07/2018 20h24Atualizada em 08/07/2018 00h59

O zagueiro Domagoj Vida é titular da Croácia na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Em cinco jogos da equipe até aqui, foi titular em quatro, sendo poupado apenas na vitória por 2 a 1 sobre a Islândia pela terceira rodada do Grupo D. Autor do segundo gol de sua equipe no 2 a 2 diante da seleção russa nas quartas de final, o jogador do Besiktas (TUR) tem sido peça-chave na campanha dos croatas, que chegaram às semifinais da competição após vitória por 4 a 3 nos pênaltis sobre os donos da casa.

- Copa 2018: Assista aos gols de Rússia 2(3)x 2(4) Croácia
- Copa vai chegando a sua reta final; veja os próximos jogos decisivos
- Geração Neymar falha novamente e Brasil chega a 8 anos de coadjuvante
- Com pouco brilho e dores, Neymar dá adeus melancólico à Copa

Só que não foram as atuações nos gramados russos que colocaram Vida na boca do povo brasileiro durante a Copa de 2018. Foi uma música da banda KLB.

Você já deve ter percebido. A cada narração de um toque na bola de Vida, as redes sociais completam quase em uníssono: “devolva minhas fantasias”. Os versos fazem parte do refrão de A dor desse amor, música gravada em 2000 que lançou ao estrelato a banda formada pelos irmãos Kiko, Leandro e Bruno.

E é claro que a própria banda já percebeu a presença do zagueiro na Copa do Mundo. “Tem um jogador, o Vida, né?”, ri Franco Finato Scornavacca, o Kiko, em contato com a reportagem do UOL Esporte. “Muita gente me marcou em comentários no Twitter, nas redes sociais de maneira geral, falando sobre esse lance do Vida. Todo mundo botava ‘devolva minhas fantasias’, essas coisas todas.”

E engana-se quem acha que a banda se incomoda com a lembrança. “Para a gente, é muito legal saber dessas coisas que acontecem, principalmente com um refrão que marcou tanto uma geração inteira - um refrão fácil, intuitivo. Fico muito feliz de perceber o carinho das pessoas, a lembrança com uma música que já tem 18 anos de gravada”, acrescenta Kiko.

A popularização do nome do zagueiro da Croácia em 2018, especialmente na Copa do Mundo, serviu também para apresentá-lo à banda. O zagueiro foi contratado pelo Besiktas no começo do ano junto ao Dínamo de Kiev (UCR), mas teve atuação discreta a nível internacional – em jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa, por exemplo, foi expulso na derrota por 5 a 0 para o Bayern de Munique (ALE).

“Conheci o Vida na Copa. Não conhecia, não. Fiquei conhecendo pelas próprias brincadeiras em relação a esse lance que o pessoal comentava”, contou Kiko, que descobriu o defensor graças a uma reportagem da Rede Globo. “Todos esses vínculos são maravilhosos.”

As brincadeiras, inclusive voltaram com tudo neste sábado. No jogo entre Croácia x Rússia pelas quartas de final, o zagueiro marcou o segundo gol croata já na prorrogação, e ainda converteu um dos pênaltis na decisão da vaga, ajudando a colocar o time croata nas semifinais de novo após 20 anos. O resultado? A internet voltou a cantar KLB.

A Copa do Mundo nos olhos do KLB

A piada com Dogamoj Vida, no entanto, não é a única ligação do KLB à Copa de 2018. Na verdade, desde o primeiro dia, a banda já vinha sendo procurada pelos fãs nas redes sociais.

Em 2005, Kiko e seus irmãos gravaram Um anjo, versão de uma música de Robbie Williams, Angels. E quando o britânico apareceu cantando a música em questão na cerimônia de abertura, em 14 de junho, teve fã que confundiu – ou não? – as músicas.

“Uma menina fez um comentário (em redes sociais) na abertura da Copa, quando o Robbie Williams estava cantando Angels: ‘Quem é esse cara cantando a música do KLB na Copa?’”, lembra Kiko, rindo. “Isso é maravilhoso. Em vários momentos, a gente tem sido citado, tem sido lembrado. Isso é muito bom”, completou.

Mas a Copa de 2018 também tem um ônus pessoal para o K do KLB: diferente de edições anteriores, o músico tem acompanhado com menos interesse os jogos de 2018. E nem ele sabe explicar o porquê.

“Estou acompanhando, mas não tão de perto como acompanhei em outras edições. Eu já fui fissurado em Copa do Mundo. Não sei se de repente, com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo...”, especula. “Mas estou vendo, sim. Estou sabendo o que está acontecendo, mas não acompanhando os jogos com o mesmo afinco que acompanhava antigamente em outras edições.”

No fim, para a alegria de Kiko, as piadas com o croata Domagoj Vida têm servido para reaproximar o KLB de seus fãs nas redes sociais. E o reforço do vínculo vem justamente em um momento em que a banda já não tem a mesma rotina que tinha nos tempos de A dor desse amor.

“A gente tem 18 anos de estrada. Apesar de termos nos afastado nos últimos oito anos, a gente tem feito poucas coisas. Não terminamos nem nada”, explica o músico. “A gente reduziu drasticamente nossos compromissos com o KLB, mas volta e meia a gente faz uma coisa ou outra, porque a gente também gosta. É uma coisa que nos alimenta. Às vezes, sente saudade”, acrescenta.

Croácia