Topo

Copa 2018

Fifa faz convite para tailandeses presos em caverna irem à final da Copa

Imagens dos meninos presos dentro de uma caverna alagada em Mae Sai, norte da Tailândia - Royal Thai Navy Facebook Page via AP
Imagens dos meninos presos dentro de uma caverna alagada em Mae Sai, norte da Tailândia Imagem: Royal Thai Navy Facebook Page via AP

Do UOL, em São Paulo

06/07/2018 03h27

Os 12 jogadores e o treinador de futebol presos em uma caverna no norte da Tailândia receberam nesta sexta-feira (6) um convite da Fifa para assistir à final da Copa do Mundo em Moscou no próximo dia 15 – desde que as circunstâncias permitam que isso seja possível.

Veja a tabela completa, as datas e as chaves das quartas de final
Simule os resultados das quartas de final 
Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

Em carta endereçada à Associação Tailandesa de Futebol e assinada pelo presidente Gianni Infantino, a entidade afirma que “se, como nós esperamos, eles se reunirem com suas famílias nos próximos dias e a saúde deles permitir que viajem, a Fifa ficaria encantada em convidá-los para comparecer à final da Copa do Mundo como nossos convidados”.

“Eu sinceramente espero que eles estejam aptos a se juntarem a nós na final, que será sem dúvida um momento maravilhoso de comunhão e celebração”, acrescenta o comunicado, compartilhado na página da associação tailandesa no Facebook.

Além do convite, o presidente da Fifa disse na carta que está acompanhando a operação de resgate e que ficou aliviado quando soube que o grupo foi encontrado. 

"Em nome da comunidade internacional de futebol, gostaria de me juntar a vocês para expressar minhas mais profundas condolências e apoio às famílias dos jogadores e do treinador, bem como minha solidariedade com o povo da Tailândia neste momento de grande preocupação”, acrescenta o texto.

Os meninos, com idades entre 11 e 16 anos, e o técnico de 25 anos acabaram presos na caverna no dia 23 de junho após forte chuva inundar o local. Eles foram encontrados com vida por mergulhadores ingleses na segunda-feira (2).

Mas, como alertaram as autoridades, o perigo ainda existe. O grupo permanece preso em uma pequena encosta coberta de lama, cercada por água em uma câmara escura e apertada a cerca de 2 km da entrada da caverna e a uma profundidade de até 1 km.

A tentativa de resgate mobiliza cerca de 1 mil pessoas, incluindo mergulhadores da marinha, militares e civis voluntários. As equipes examinam as opções para resgatar o grupo, em meio ao risco de aumento do nível da água com a previsão de retorno das chuvas já nesta sexta-feira.

Copa 2018