Topo

Uruguai

Tabárez não garante que fica no Uruguai: "nunca vi treinador decidir isso"

Óscar Tabarez, técnico do Uruguai, antes do jogo contra a Arábia Saudita - Matthias Hangst/Getty Images
Óscar Tabarez, técnico do Uruguai, antes do jogo contra a Arábia Saudita Imagem: Matthias Hangst/Getty Images

Marcel Rizzo e Rodrigo Mattos

Do UOL, em Nizhny Novgorod (Rússia)

06/07/2018 13h49

Técnico mais velho da Copa do Mundo, Óscar Tabárez não descartou seguir no comando da seleção uruguaia para uma quinta participação em Mundiais. Após a eliminação para a França, em derrota por 2 a 0 nesta sexta-feira (6) em Nizhny Novgorod, ele disse que sua permanência depende da federação uruguaia.

França domina Uruguai e aguarda Brasil ou Bélgica
Vilão uruguaio, Muslera acumula falhas pela seleção

Pendurados da França passam sem cartão pelas quartas

“Nunca vi um treinador decidir isso”, disse. Ele ainda falou que não ia dizer se quer ficar ou não no comando do time porque “isso não seria bom nem para ele, nem para a federação”.

Aos 71 anos, Tabárez disputou sua quarta Copa pelo Uruguai, a terceira seguida. Chegou à semifinal em 2010, parou nas oitavas de final em 2014 e agora foi eliminado nas quartas. Em seu primeiro Mundial, em 1990, chegou até as oitavas. “Nenhuma atividade humana no mundo em tempos de paz mobiliza tanta gente quando a Copa do Mundo”, afirmou, após o jogo contra a França.

Mais do que a idade, porém, a debilidade física do treinador chamou atenção na Rússia. O treinador sofre com a doença de Guillain-Barré, um mal autoimune que ataca o sistema nervoso e causa fraqueza muscular progressiva. Durante a preparação para a Copa, ele chegou a ser visto em campo usando um carrinho elétrico.

Uruguai