Topo

Copa 2018

"Viva la Vida" e "Rei dos pênaltis": imprensa croata celebra vaga na semi

Do UOL, em São Paulo

07/07/2018 19h02

A Croácia avançou às semifinais da Copa do Mundo após vencer a Rússia nos pênaltis neste sábado (7), em Sochi. Depois da classificação para a próxima fase do Mundial, a imprensa croata exaltou a vitória da seleção, que volta a figurar entre os quatro melhores do mundo após 20 anos - os croatas ficaram com a terceira colocação em 1998, na França.

- Copa 2018: Assista aos gols de Rússia 2(3)x 2(4) Croácia
Veja a tabela completa, as datas e as chaves das semifinais
Simule os resultados das semifinais 
Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

Em publicação no Twitter, o jornal Sportske novosti chamou o time croata de "rei dos dramas nos pênaltis". Além da Rússia, a Croácia também venceu a Dinamarca na disputa por pênaltis, nas oitavas de final da competição.

Jornal croata celebra classificação às semifinais - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Já o diário 24sata destacou a frase "Viva la Vida" em seu site ao destacar a classificação croata. A manchete é um trocadilho com o nome do defensor Domagoj Vida, autor do segundo gol da equipe, já na prorrogação.

Na imprensa russa, o clima não era de decepção mesmo com a eliminação da seleção anfitriã da Copa. O jornal Kommersant destacou que a derrota para a Croácia "não é uma vergonha". O "Evening  Moscow" seguiu a mesma linha e ressaltou que a equipe fez tudo o que podia dentro de campo.

Autor do gol na penalidade que garantiu a Croácia na semifinal, o meia Ivan Rakitic foi destaque também na Espanha, pelo Mundo Deportivo. O jornal catalão destacou que o jogador do Barcelona faz história ao colocar a seleção croata entre os quatro melhores na Rússia.

Com a vitória sobre a Rússia, a Croácia vai enfrentar a Inglaterra na semifinal. A partida será realizada na próxima quarta-feira (11), às 15h (horário de Brasília), em Moscou. O vencedor do confronto vai encarar França ou Bélgica na decisão pelo título mundial.

Copa 2018