Topo

Espanha

Hierro deixa cargo de diretor da Espanha após ser "técnico de emergência"

O técnico da Espanha, Fernando Hierro, gesticula em jogo das oitavas contra a Rússia - Victor R. Caivano/AP Photo
O técnico da Espanha, Fernando Hierro, gesticula em jogo das oitavas contra a Rússia Imagem: Victor R. Caivano/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

08/07/2018 07h48

Após assumir a seleção espanhola em caráter de urgência pela demissão de Julen Lopetegui às vésperas da Copa do Mundo da Rússia, Fernando Hierro deixou o seu cargo de diretor de esportes na Real Federação Espanhola de Futebol. Em comunicado, a entidade disse que Hierro se recusou a seguir no cargo apesar de ainda ter contrato em vigor.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

O ex-zagueiro foi o escolhido para substituir Lopetegui após o técnico ser demitido nas vésperas da estreia no torneio por ter fechado com o Real Madrid em meio à preparação para o Mundial. 

A Espanha decepcionou na Copa e caiu nas oitavas de final contra a Rússia. Depois de empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, os espanhóis perderam nos pênaltis e foram eliminados.

Ainda na fase de grupos, a campeã mundial de 2010 sofreu para se classificar, mas acabou com a primeira colocação do Grupo B. Na estreia, empatou por 3 a 3 com Portugal, depois venceu o Irã por 1 a 0 e, por fim, empatou por 2 a 2 contra o Marrocos com gol nos acréscimos após estar perdendo por 2 a 1.

Leia o comunicado da Federação Espanhola:

Depois de muitos quilômetros caminhando juntos, a Real Federação Espanhola de Futebol e Fernando Hierro põem fim à sua relação uma vez finalizada a participação da Espanha no Mundial da Rússia. O último treinador espanhol recusa ao cargo anterior como diretor esportivo da RFEF para buscar novos horizontes e empreender novos desafios profissionais.

Depois de duas passagens como diretor esportivo da Federação, o primeiro entre 2007 e 2011 - coincidindo com a melhor etapa da Seleção Nacional de Futebol, que venceu a Euro de 2008, com Luis Aragonés como treinador, e a Copa do Mundo de 2010, com Vicente del Bosque -, e a segunda, de novembro de 2017 até agora, a RFEF quer agradecer a Fernando Hierro por seu comprometimento e senso de responsabilidade ao se colocar à frente da equipe em situações extraordinárias, assim como no desempenho de todas as suas funções.

A Federação quer destacar os valores profissionais e humanos de um esportista extraordinário a quem deseja a melhor das sortes.

Espanha