Topo

Copa 2018

Ingleses encontram jeitinho de viajar para a Rússia e Fifa faz vista grossa

Luiza Oliveira

Do UOL, em Moscou (Rússia)

08/07/2018 17h22

Os ingleses estão em alvoroço por chegarem às semifinais da Copa do Mundo pela primeira vez no século. Agora, muitos deles não querem perder a chance de acompanhar o momento histórico e partiram em direção à Rússia. Mesmo sem tempo para fazer visto e sem ingressos, eles deram um ‘jeitinho’ para entrar no país. E a Fifa não parece muito preocupada com a situação.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

O plano de viajar para ver a seleção não é tão simples porque os torcedores não teriam tempo hábil para a confecção do visto e uma Fan ID só poderia ser emitida com um ingresso comprado antecipadamente. Mas muitos ingleses acharam uma brecha para conseguir uma credencial de fã.

Os jornais ingleses relataram que os torcedores descobriam que podem conseguir uma credencial enviando pela internet apenas o número impresso em qualquer ingresso da Copa. Eles podem pegar, inclusive, ingressos de jogos que já aconteceram ou simplesmente usar o número de um ticket postado nas redes sociais por um fã qualquer sem nem conhecê-lo. A credencial já é emitida em minutos. Assim, eles entram na Rússia em visto e podem comprar ingressos no mercado negro.

O presidente da Associação de Torcedores de Futebol explicou como é simples. “Os fãs não imaginam que ir para a Copa do Mundo na Rússia é tão fácil como ir à França. Você não precisa nem comprar um ingresso - tudo o que você precisa é de um número de ingresso que pode ser comprado por outro fã para um jogo anterior ou futuro. Isso leva você para a Rússia, onde pode desfrutar da hospitalidade, absorver a cerveja e a atmosfera nas Fan Zones e entrar em um jogo, se você tiver a sorte de conseguir um ingresso", disse ele ao jornal ‘The Sun’.

A ‘invasão inglesa’ gera uma preocupação para a segurança do Mundial porque permite a entrada de cidadãos de um país que já tem um histórico de torcedores violentos e uma grande rivalidade com os russos.

O fato é acompanhado por uma forte tensão política entre os países no momento atual. Pouco antes da Copa, a primeira-ministra britânica, Theresa May, culpou o governo russo pelo envenenamento do ex-espião russo, Sergei Skripal, e de sua filha, em Salisbury, no interior da Inglaterra. Como retaliação, ordenou a expulsão de 23 diplomatas russos e ainda declarou um boicote diplomático à Copa do Mundo. Os britânicos não enviaram qualquer autoridade para a Rússia e nem mesmo integrantes da família real serão vistos no país da Copa.

Torcedores ingleses prometem invadir a Rússia para apoiar a Inglaterra na semi - Reuters/Jason Cairnduff  - Reuters/Jason Cairnduff
Torcedores ingleses prometem invadir a Rússia para apoiar a Inglaterra na semi
Imagem: Reuters/Jason Cairnduff

Apesar da preocupação com a segurança, a Fifa se isenta da responsabilidade de barrar os ingleses espertos e diz que cabe ao governo da Rússia tal papel. Segundo a entidade máxima, o sistema de credenciamento de fãs é operado pelo Ministério Estadual de Comunicação de Massa e Desenvolvimento Digital.

Mas a princípio a Fifa não considera haver muitos motivos para preocupação. Em contato com a reportagem do UOL Esporte, uma pessoa ligada ao comitê local afirmou que a prática dos ingleses não pode ser considerada uma trapaça porque o sistema de identificação de fãs foi originalmente projetado para isso. É permito ao torcedor vender seu ingresso ou passar para outra pessoa.

Até quatro pessoas podem registrar sua ID de fã em cada ingresso. Então não seria um problema se não for excedido o limite de aplicações em um único ticket. Para o comitê, o importante é que a pessoa que envia credenciada continue passando pelos procedimentos de segurança.

Fato é que os ingleses devem invadir a Rússia. Uma pesquisa apontou um enorme aumento nas pesquisas do Google por "ingressos da copa do mundo" após os últimos triunfos da Inglaterra. A British Airways anunciou que vai aumentar o tamanho de suas aeronaves para as cinco viagens de ida e volta em um dia. Um site de reservas de voos informou que viu um aumento de 83% nas reservas para a Rússia nos últimos dias.

Copa 2018