Topo

Copa 2018

Hazard diz que susto contra Japão fez Bélgica mudar plano para bater Brasil

Hazard encara a marcação de Fagner no jogo entre Brasil e Bélgica pela Copa do Mundo - Xinhua/Du Yu
Hazard encara a marcação de Fagner no jogo entre Brasil e Bélgica pela Copa do Mundo Imagem: Xinhua/Du Yu

Do UOL, em São Paulo

09/07/2018 15h18

O atacante Eden Hazard afirmou em entrevista ao canal BeIN Sports que o técnico da seleção da Bélgica, Roberto Martínez, mostrou aos jogadores a estratégia para vencer o Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo em um único treinamento de menos de 45 minutos. Após a quase eliminação nas oitavas para o Japão, o treinador mudou o esquema tático e a forma de jogar dos belgas, que derrotaram o time de Tite por 2 a 1 na última sexta-feira (6).

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

"Nós tivemos um treino de menos de 45 minutos, no qual entendemos tudo o que o treinador queria. Ele queria uma defesa fechada, que forçaria o Brasil a abrir espaços para nós, e foi isso o que aconteceu, especialmente no primeiro tempo", disse Hazard.

Para o camisa 10, o susto tomado nas oitavas de final contra o Japão, quando os belgas saíram perdendo por 2 a 0 e só conseguiram a virada no último lance do jogo, foi fundamental para que a equipe alterasse sua estratégia para encarar o Brasil.

"Eu acho que, depois do nosso jogo contra o Japão, nós discutimos entre nós e falamos com o treinador. Nós concluímos que, se jogássemos do mesmo jeito contra o Brasil, perderíamos o jogo. Os jogadores conversaram muito e o treinador percebeu tudo muito rápido", avaliou.

"Eu não posso contar tudo o que falamos, porque podemos usar o mesmo plano de jogo contra a França. Mas o que o treinador nos disse foi que tínhamos que ficar em dois setores: Romelu Lukaku na direita e eu na esquerda. E que não deveríamos voltar para marcar", completou Hazard.

O belga disse ainda que, a princípio, duvidou que a estratégia de Martínez fosse dar certo. Mas à medida que a Bélgica conseguiu ligar contra-ataques no primeiro tempo, deixando o trio de ataque sempre à frente da linha da bola, Hazard percebeu as vantagens desse sistema.

"No começo do jogo eu estava um pouco surpreso pelas recomendações. Eu pensei: 'Se nos defendermos contra o Brasil com poucos jogadores, as coisas vão ficar complicadas'. Mas depois de cinco minutos, eu entendi por que o treinador nos pediu para fazer isso. E por isso eu digo que foi graças ao treinador. Foi ele que criou esse plano e soube como implementá-lo", concluiu.

A Bélgica enfrenta a França na semifinal da Copa do Mundo nesta terça-feira, às 15h (de Brasília).

Copa 2018