Topo

Inglaterra

Na moda! Colete usado por Southgate na Copa pode virar peça de museu

Colete de Gareth Southgate pode virar peça de museu - Clive Rose/Getty Images
Colete de Gareth Southgate pode virar peça de museu Imagem: Clive Rose/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/07/2018 09h30

A participação da Inglaterra na Copa do Mundo se mostra histórica por si só. Fora a campanha de semifinalista, a primeira desde 1990, as recordações passam até pela vestimenta dos personagens, mais especificamente do técnico Gareth Southgate. O elegante colete vestido pelo treinador nos jogos pode virar peça de museu, pelo menos este é o desejo do Museu de Londres.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

Segundo Beatrice Behlen, curadora sênior de moda do local, o acessório usado por Southgate reforça uma antiga tradição londrina. O espaço quer aproveitar a empolgação com a campanha dos ingleses para tornar o colete do treinador uma peça fixa.

“Seria fantástica esta aquisição para a gente e viria em um momento emocionante para nós enquanto construímos a London Colletion e planejamos o New Museum em West Smithfield”, afirmou Behlen, em declaração reproduzida pelo jornal Daily Mail.

Além do sucesso da Inglaterra na Copa, o museu quer aproveitar que Southgate reforça uma tradição londrina nas aparições públicas durante os jogos na Rússia.

“Os coletes nasceram em Londres no ano de 1666, promovidos pelo rei Charles II. A nova moda logo se espalhou e, por pelo menos 300 anos, um terno de três peças [com o colete] se tornou parte fundamental do guarda-roupa de todo homem. Agora, Gareth Southgate está revivendo esta tradição e trazendo coletes para a casa na vanguarda da moda”, acrescentou a curadora.

Southgate pode aumentar ainda mais a sua importância histórica com a Inglaterra nesta quarta-feira. A partir das 15h (de Brasília), a equipe encara a Croácia, em Moscou, por um lugar na decisão da Copa do Mundo. O país responsável por inventar o futebol não joga uma final de Mundial desde 1966, quando conquistou a taça.

Inglaterra