Topo

Peru

Estátuas em homenagem a Gareca e Guerrero geram polêmica no Peru

Distrito de San Miguel homenageia Guerrero e Gareca com estátuas - Reprodução/Facebook
Distrito de San Miguel homenageia Guerrero e Gareca com estátuas Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

11/07/2018 02h12

A queda na primeira fase da Copa do Mundo parece não ter sido suficiente para diminuir a euforia dos peruanos com a seleção do país. Tanto que o município de San Miguel, na província de Lima, decidiu instalar estátuas do atacante Paolo Guerrero e do técnico Ricardo Gareca.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

De acordo com a imprensa peruana, os monumentos estão em fase final de reparos e vão ser inaugurados na próxima sexta-feira (13), no centro do movimentado Parque Argentina, como forma de “reconhecimento” da administração local a dois dos protagonistas da classificação do Peru ao Mundial.

No entanto, assim que as primeiras imagens das estátuas começaram a ser publicadas nas redes sociais, muitos internautas criticaram a homenagem. “Por que não instalaram antes, e só agora, a dois meses da eleição?”, questionou um. “Esteticamente espantosa e eticamente censurável”, disse outro. “Dinheiro público mal gasto” foi outro comentário recorrente.

O Peru encerrou na Rússia um jejum de 36 anos sem participar do Mundial. No entanto, nem Gareca no banco nem Guerrero no ataque conseguiram evitar a eliminação precoce no Grupo C, com derrotas para Dinamarca e França e apenas vitória sobre a Austrália.

Curiosamente, os dois homenageados em San Miguel têm futuro incerto na seleção. O treinador argentino ainda não renovou seu contrato com a federação peruana após a disputa da Copa, enquanto o atacante do Flamengo só atuou graças a um efeito suspensivo contra a condenação de doping que pode ser derrubado a qualquer momento.

Peru