Topo

Inglaterra

Inglaterra sonha e canta, mas "tortura" sem final vai completar 52 anos

Jogadores ingleses lamentam a derrota para a Croácia na semifinal da Copa do Mundo -  REUTERS/Kai Pfaffenbach
Jogadores ingleses lamentam a derrota para a Croácia na semifinal da Copa do Mundo
Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach

Danilo Lavieri, Luiza Oliveira e Rodrigo Mattos

Do UOL, em Moscou

11/07/2018 17h44

Não, o futebol não está indo para casa. Não adiantou cantar "It´s coming home", e montar um time jovem e surpreendente, e contar com técnico carismático como Southgate que uniu o país. Havia uma Croácia, seu craque Modric, um abnegado Perisic, um oportunista Mandzukic, no meio do caminho de casa. Em uma virada incrível na prorrogação, sua terceira disputada nesta Copa, o time do Leste Europeu chegou à final inédita para o país. E a Inglaterra acumula agora 52 anos de jejum de uma decisão de Copa, aumentando a "tortura" de que fala a música tema do time britânico. 

- Assista aos gols de Croácia 2 x 1 Inglaterra

Foi o fim de um sonho inesperado. Antes da Copa do Mundo, a Inglaterra, mesmo jovem e promissora, estava em um segundo escalão de favoritas, atrás de Brasil, Espanha, Alemanha e França. Respeitável na primeira fase, ela foi favorecida por um cruzamento mais fraco e avançou batendo Colômbia, aos soluços, e Suécia, com autoridade. Com a Croácia pela frente, parecia que finalmente a final da Copa viria após 52 anos desde seu título solitário, em casa, em 1966. 

A fama de seleção azarada, que sempre sofre nos pênaltis e não reage bem a adversidades, foi um dos motores do verão iluminado de Kane e companhia na Rússia. "Football it's coming home", uma música pop feita para a Eurocopa de 1996, disputada na Inglaterra, foi resgatada conforme a seleção de Southgate foi avançando. "30 anos de dor", diz a música, cheia de orgulho e auto ironia, bem ao estilo britânico, relembrando a fila daquele momento. 

A esperança era que a febre em torno dessa seleção mudasse esse cenário. A Inglaterra saiu na frente com um golaço de Trippier, de falta, aos 5 min de jogo. Foi a senha para a bandinha de fanfarra inglesa tocar a toda, enquanto as cervejas voavam pelas arquibancadas. O cenário parecia ainda mais aberto quando Harry Kane teve duas chances à frente do goleiro após passe de Lingard. Sim, Kane, o artilheiro da Copa. Mas ele parou no goleiro Subasic, que festejou como gol. Havia motivo para isso. Pelo primeiro tempo, a vantagem inglesa poderia ser maior. 

A volta do intervalo revelaria um outro jogo, bem menos promissor para os olhares ingleses. O talentoso meio-de-campo croata entrou na partida e passou a controlar a posse de bola. De Modric para Rakitic, e partir daí para as pontas com Rebic e Perisic.

De jovem time veloz no ataque, a Inglaterra teve de retomar suas raízes para se defender, mas ficou prensada na própria área enquanto a bola girava de um lado para o outro. Ao fim do tempo normal, eram 56% de posse para croatas, e 44% para os ingleses. Faltava achar o espaço na área, este não havia.

E o espaço veio quando Vrsaljo mandou um cruzamento despretensioso para a área e Perisic se antecipou com o pé lá no alto para superar a tentativa de cabeçada de Walker. Eram 23min e os ingleses estavam perdidos. A fanfarra inglesa, crista baixa, quase parou de tocar.

A tensão que tomou conta do estádio na prorrogação era palpável, as duas torcidas estavam mais silenciosas. Os croatas, no entanto, estão mais acostumados a lidar com esse tipo de pressão. São mais experientes e enfrentaram seu terceiro mata-mata nesta Copa.

O festejo inglês quando saiu com jogada ensaiada do cruzamento na área. Do trenzinho para esperar o cruzamento, sobrou Stones, que cabeceou para Vrsaljko tirar quase em cima da linha. Pouco depois, foi a vez de Pickford fazer uma defesa nos pés de Mandzukic para evitar o gol.

Cansados pelas seguidas prorrogações, os croatas ainda tinham forças para ganhar disputas e divididas. Foi assim que Perisic, de novo, levou a melhor pelo alto para desviar a bola para Mandzukic. Na frente do gol, o centroavante apenas desviou do bravo Pickford para explosão da torcida croata atrás do gol. Ainda houve tempo para os aplausos generalizados para Modric, aos gritos de Luka do lado croata.

Inglaterra