Topo

Inglaterra

Southgate revela "vestiário em momento difícil", mas se diz orgulhoso

AFP PHOTO / Jewel SAMAD
Imagem: AFP PHOTO / Jewel SAMAD

Do UOL, em São Paulo

11/07/2018 19h05

A seleção inglesa não conseguiu passar da semifinal da Copa do Mundo nesta quarta-feira (11), quando foi derrotada por 2 a 1 pela Croácia. O técnico Gareth Southgate, durante entrevista coletiva após o revés, revelou a tristeza dos jogadores ingleses e se disse orgulhoso pela campanha de sua seleção na Rússia.

- Assista aos gols de Croácia 2 x 1 Inglaterra
Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

“O vestiário está em um momento bem difícil agora. Mas estou muito orgulhoso, o país está orgulhoso”, ponderou o treinador inglês. “É difícil ter isso em contexto, porque é preciso sofrer o resultado. Estamos orgulhosos do que fizeram; quebraram uma enorme barreira”, disse Southgate, referindo-se à segunda melhor campanha da história da seleção inglesa.

Seja como for, a eliminação na semifinal da Copa do Mundo é um golpe e tanto nas pretensões da Inglaterra, que pretendia voltar a ser campeã após 52 anos. Após classificar-se no grupo G, a seleção tirou a Colômbia nos pênaltis e eliminou a Suécia com dois gols de cabeça. Nesta quarta, saiu na frente com belo gol de falta de Trippier antes de sofrer o empate no tempo normal e a virada na prorrogação.

Os ingleses ainda têm pela frente a disputa pelo terceiro lugar, na qual enfrentam a Bélgica às 12 horas (de Brasília) deste sábado (14), mas Southgate já pensa nas próximas competições internacionais – a próxima chance de quebrar o jejum de títulos é na Eurocopa de 2020. “Vamos garantir que estaremos juntos para trabalhar como um grupo mais para frente, porque estamos orgulhosos do trabalho. Avançamos muito e queremos continuar fazendo isso”, projeta o técnico.

“Ficou claro que avançamos muito em termos de união e desempenho do grupo. Tem muitas coisas que foram positivas. Temos que passar por obstáculos para tornar uma equipe vencedora”, diz Southgate, que quer a Inglaterra “em outro patamar” após a campanha na Rússia. “Queremos ser uma equipe que sempre chega nas finais, este é o nosso objetivo a médio e a longo prazo. Comprovamos [que podemos] para nós e nosso país.”

Inglaterra