Topo

Inglaterra

Fifa pode multar Inglaterra por 'cânticos discriminatórios' da torcida

Ryan Pierse/Getty Images
Imagem: Ryan Pierse/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/07/2018 19h03

A Fifa anunciou nesta quinta-feira (5) uma investigação a respeito de cânticos “possivelmente discriminatórios” da torcida da Inglaterra em jogo contra a Croácia, válido pelas semifinais da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Os croatas venceram por 2 a 1 e avançaram à final.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

“Podemos confirmar que um relatório foi preenchido em relação a cânticos de natureza possivelmente discriminatória de torcedores ingleses”, anunciou a entidade máxima do futebol mundial, confirmando que “procedimentos foram abertos contra a Associação de Futebol da Inglaterra”.

Ainda não há detalhes oficiais a respeito do conteúdo das canções. O site da BBC, porém, afirma que o cântico da torcida pede que os jogadores “não se rendam” - em referência a uma música com o mesmo verso cantada contra o Exército Republicano Irlandês (IRA).

Na quarta-feira (11), a Associação de Futebol da Inglaterra foi multada em 70 mil francos suíços (mais de R$ 270 mil) após a Fifa verificar em jogadores o uso sem autorização de peças de material esportivo.

Eliminada nas semifinais, a Inglaterra disputará o terceiro lugar contra a Bélgica. A partida acontece no sábado, em São Petersburgo.

Inglaterra