Topo

"Rainha dos memes", Gretchen dá dica para Neymar lidar com piadas na web

Beatriz Cesarini e José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/07/2018 04h00

Neymar saiu da Copa do Mundo como um ‘meme’. As quedas nos jogos e as constantes acusações de simulação impuseram uma fama negativa ao principal nome do futebol brasileiro na atualidade. Para saber como o camisa 10 pode lidar com esta onda da internet, a reportagem do UOL Esporte procurou talvez quem mais entenda sobre o assunto. Sim, ela mesma, Gretchen, a “Rainha dos Memes.”

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

Afinal, como Neymar pode lidar agora com o posto de ‘meme’ da moda nas redes-sociais e Whatsapp? Gretchen tem a dica: é só levar tudo com bom-humor e leveza, sem se importar em virar piada.

“Também fui motivo de chacota e ficava muito chateada no começo; faziam memes que não eram legais. Depois virou tudo uma grande brincadeira e hoje curto muito. Neymar, curta e ache um barato. Quem sabe você não vira o Rei dos Memes comigo?”, brincou Gretchen, em vídeo exclusivo enviado ao UOL.

Neymar Oscar - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Neymar ganhou até o Oscar na internet
Imagem: Reprodução/Twitter

Embora reconhecido pelo talento que o colocou em um patamar de destaque no futebol mundial, Neymar se tornou alvo de chacota na internet pelas quedas após duelos físicos com rivais na Copa.

A situação acabou potencializada depois do duelo oitavas de final contra o México, na última vitória do Brasil no Mundial da Rússia. Neymar recebeu um pisão do mexicano Miguel Layún e se contorceu de dores no chão.

A ação revoltou o elenco mexicano e gerou críticas públicas até o do técnico Juan Carlos Osorio, que usou a entrevista coletiva após o revés por 2 a 0 para criticar o brasileiro. Ao mesmo tempo, as dores exibidas pelo atacante se tornaram inspiração para a criatividade de quem frequenta a web. Até um desafio batizado com o nome do jogador começou na internet, com pessoas rolando no chão sem qualquer motivo.

Tijuana chão gramado - Reprodução - Reprodução
Torcedores do Tijuana do México realizam o "Desafio Neymar" e rolam no gramado do estádio
Imagem: Reprodução

Tem Neymar pulando na piscina, Neymar deitado no chão virando alfabeto. Enfim, tem muito Neymar como alvo de chacota. Com a dica da Rainha dos Memes, o craque brasileiro deve ter paz.