Topo

Copa 2018

Cantora de tema elege momento punido pela Fifa como "mais incrível" da Copa

Era Istrefi elegeu um momento punido pela Fifa como o de destaque na Copa - Dan Mullan/Getty Images
Era Istrefi elegeu um momento punido pela Fifa como o de destaque na Copa Imagem: Dan Mullan/Getty Images

Rodrigo Mattos

Do UOL, em Moscou (Rússia)

13/07/2018 10h04

Um momento curioso marcou a entrevista coletiva de Will Smith, Nicky Jam e Era Istrefi, intérpretes de Live it Up, a música oficial da Copa do Mundo, e que vão participar da cerimônia de encerramento do torneio. Perguntada sobre o momento preferido na competição, a cantora de origem kosovar não se intimidou e citou os gols anotados por Shaqiri e Xhaka, dois jogadores punidos pela Fifa por se manifestarem politicamente na comemoração.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

“O momento mais incrível da Copa foi quando a Suíça jogou e dois jogadores da Albânia fizeram gols. Foi incrível”, citou a cantora de 24 anos nascida em Pristina, capital do Kosovo.

O momento citado pela cantora gerou uma grande polêmica para a Fifa, ainda no início da competição. Ao anotarem os dois gols da vitória por 2 a 1 contra a Sérvia, Shaqiri e Xhaka fizeram o gesto de uma ave alusiva à bandeira da Albânia, país de origem dos dois atletas suíços.

Shaqiri nasceu no Kosovo, enquanto Xhaka tem pais albaneses. Ambos usaram a Copa do Mundo e o jogo contra a Sérvia, país de relação tensa com os kosovares há décadas, para levantarem a bandeira aprovada por Era Istrefi nesta sexta-feira. Ambos os atletas acabaram punidos pela Fifa em R$ 38 mil.

Era Istrefi Will Smith Nicky Jam troféu - Dan Mullan/Getty Images - Dan Mullan/Getty Images
Era Istrefi, Will Smith e Nicky Jam posam com a taça da Copa do Mundo após entrevista coletiva
Imagem: Dan Mullan/Getty Images

O assunto sobre política não se restringiu à fala da cantora kosovar. Will Smith também foi questionado sobre a importância da presença de Donald Trump. Bem-humorado desde o início da entrevista, o ator e cantor se esquivou de qualquer polêmica, ao contrário da companheira de música.

“Eu vou ficar o mais longe possível desta pergunta”, declarou.

Will Smith, Nicky Jam e Era Istrefi vão se apresentar na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo, marcada para domingo. A partir das 12h (de Brasília), França e Croácia definem quem sai da Rússia com o troféu, alvo de fotos com os três cantores no evento desta sexta-feira.

Copa 2018